arraste para o lado para ver mais fotos
Porto de Itajaí soma mais de 36 mil veículos importados

O Porto de Itajaí finalizou o ano com a chegada de mais dois navios com veículos importados. O primeiro navio chegou na terça-feira (24) e trouxe a bordo 1070 veículos da montadora americana General Motors. Já o segundo, chegou ao Porto nesta sexta-feira (27) com 397 unidades dos modelos Tracker e Equinox. Ao todo, desde junho de 2018 foram registradas 31 atracações e o número de veículos desembarcados ultrapassou a marca de mais de 36,4 mil unidades.

“Nesse ano passamos a ter a movimentação de carga geral e no ano que vem iremos intensificar ainda mais dando um verdadeiro mix de cargas bem interessante para o porto. Isso garante a atuação do trabalhador portuário, do transportador, do despachante, do agente marítimo, e a cidade toda ganha com isso”, enfatiza o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles.

Todos os trabalhos de deslocamento de veículos foram realizados por equipes de trabalhadores portuários avulsos (TPAs) de categorias diferenciadas. Após o descarregamento e vistoria, os carros são conduzidos ao recinto alfandegado do porto público e encaminhados, por carretas cegonheiras, até suas concessionárias responsáveis.

“É muito gratificante chegarmos a mais de 36 mil veículos desembarcados no Porto de Itajaí. Temos que continuar fazendo o nosso trabalho de angariar e agregar áreas para trazer novas montadoras, pois hoje o porto está muito bem representando num seleto grupo de portos que atuam com este sistema de operações e por isso somos referência neste modal”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A montadora GM é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e o Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas Roll On Roll Off, quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais armadores.


Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Ana Paula Baticini




Notícias 30/12