arraste para o lado para ver mais fotos
Campanha de vacinação contra gripe já aplicou mais de 11 mil doses em Itajaí

Vacina esgotou nas unidades. Município aguarda novo repasse do Estado

Mais de 11 mil doses da vacina contra gripe influenza foram aplicadas em apenas quatro dias de campanha em Itajaí. A vacina esgotou nas unidades básicas de saúde do município ainda na quinta-feira (26). A Vigilância Epidemiológica de Itajaí aguarda novo envio de doses pelo Governo do Estado para seguir vacinando a população alvo. A previsão é que na próxima segunda (30) as unidades sejam reabastecidas.


> Leia mais notícias sobre coronavírus em Itajaí

“As pessoas, em especial os idosos, não precisam se desesperar. As doses de vacina estão chegando gradualmente no município e todos serão vacinados até 22 de maio. Temos cerca de 19 mil pessoas para vacinar nesta primeira etapa, sendo 16,7 mil idosos e 2,6 mil profissionais de saúde”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Juliana de Oliveira Gastmann.


A vacinação dos idosos tem sido feita nas casas pelas equipes de saúde de Itajaí. Aqueles idosos que moram em locais onde não há equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), como nos bairros São Judas, São João, Vila Operária e Centro, podem ligar para o telefone 0800 642 5500 e informar nome completo, endereço e telefone. Estes casos também serão vacinados em casa por equipes volantes. Os idosos que moram nos demais bairros não precisam ligar, as equipes já tem mapeadas as pessoas e estão indo gradualmente nas casas.

A campanha de vacinação contra gripe é exclusiva para idosos e profissionais de saúde até 15 de abril. “O Ministério da Saúde antecipou a campanha em um mês, as doses estão sendo produzidas em grande escala, porém vão chegando aos poucos até os municípios. Os idosos devem aguardar a vacinação em casa e evitar aglomerações nas unidades. As equipes estão indo nas residências conforme são abastecidas com doses”, complementa Juliana.

Próximas etapas

Outros grupos começam a ser incluídos na campanha de vacinação contra influenza a partir do dia 16 de abril. A segunda fase contempla professores de escolas públicas e privadas, profissionais de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições especiais. Já a terceira etapa, que inicia em 9 de maio, incluirá crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), adultos entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência.


A campanha ainda terá um Dia D de vacinação no sábado, 9 de maio. Nessa data, os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h para imunizar toda a população alvo. A meta do município é vacinar 59.852 pessoas, que fazem parte dos grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Divulgação




Notícias 28/03