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Distribuição de cestas básicas conta com a tecnologia para evitar erros e fraudes

Sistema cruza informações fornecidas pelos cidadãos em três bancos de dados governamentais

O Município de Itajaí utiliza a tecnologia da informação e a inteligência computadorizada para auxiliar na concessão das cestas básicas às famílias necessitadas. Desde quinta-feira (02), os cidadãos afetados com as medidas de isolamento social se cadastram para receber o benefício no número 0800 474 7800 e no site doacoes.itajai.sc.gov.br. Para evitar fraudes e erros os cadastros são alimentados em um sistema que cruza os dados em três plataformas governamentais. O sistema também permite agilizar o processo de autorização da retirada das cestas.

A Secretaria Municipal de Tecnologia desenvolveu um sistema para cruzar os dados da Receita Federal, Cadastro de Imóveis do Município e Cadastro Único de beneficiados da Secretaria Municipal de Assistência Social. Na base de dados federal, é conferida a validade do CPF de cada cidadão. Já nos sistemas municipais, são confirmadas as unidades habitacionais do município, os endereços, o grupo familiar, os benefícios que o cidadão recebe e a renda familiar.


As informações evitam que documentos inválidos ou cancelados sejam utilizados no cadastro. Também impede que a mesma família receba mais de um benefício já que as cestas básicas são destinadas uma para cada família do Município de Itajaí.

Números e atendimentos neste fim de semana

Até o meio-dia desse sábado (04), foram realizadas 11.473 solicitações por telefone e site. Deste total, 1.185 foram deferidos e 770 cestas básicas entregues. Neste sábado (04) e domingo (05) o 0800 está suspenso para que a assistentes sociais do Município de Itajaí possam realizar a triagem aos beneficiados. Os cadastros pelo site doações.itajai.sc.gov.br continuam.

Para as solicitações no site é necessário acompanhar pela plataforma o status do pedido. Basta fornecer seu CPF para consultar se ele foi defirido e a data, horário e local da retirada de sua cesta básica. Caso o pedido tenha sido indeferido, a pessoa é informada do motivo e deve ligar para o 0800 para receber orientações de como proceder. 

Mais sobre o benefício

Para fazer a retirada dos alimentos, o beneficiário terá que comparecer ao local informado portando um documento oficial com foto (RG ou Carteira de Motorista, por exemplo) e o comprovante de residência onde consta o domicílio informado durante o cadastro.

Mesmo que a pessoa não tenha em mãos a senha para a retirada, ou não tenha anotado esse número, é possível comparecer ao local de entrega com o documento oficial e o comprovante de residência, desde que tenha finalizado o cadastro. No local, os atendentes têm como conferir no sistema se a pessoa está ou não apta a receber o benefício.

Também é importante esclarecer que somente a pessoa cadastrada poderá fazer a retirada da cesta básica. Outra pessoa poderá comparecer no local somente para ajudar no carregamento dos alimentos, visto que o peso total da cesta é de aproximadamente 30 quilos. A cesta básica não será entregue a terceiros.

O Município esclarece e reforça que não haverá entrega de donativos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nem cadastramento presencial. A entrega das cestas básicas será feita conforme agendamento da Central de Atendimento ou pelo site. No cadastro pela internet, a pessoa deve aguardar a aprovação do pedido, podendo acompanhar o status dessa solicitação pelo próprio site.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto




Notícias 06/04