arraste para o lado para ver mais fotos
Meganavio faz manobra inédita na Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí

Embarcação com 335 metros conclui com êxito nova etapa de testes

Uma nova e importante etapa dos testes na Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí foi concluída com sucesso nesta segunda-feira (1º). O meganavio Ever Laurel, com 335 metros de comprimento, completou com êxito a manobra inédita realizada na baía Afonso Wippel (Saco da Fazenda), local da operação. Outras manobras desta segunda fase de testes já estão programadas, com navios de até 350 metros.


A manobra teve início às 10h, com o navio de classe conhecido como “megaships” (bandeira de Singapura) sendo rebocado de popa (ré) até a área de testes, na nova Bacia de Evolução. Já posicionado, a embarcação concluiu um giro de 180° e seguiu seu trajeto marítimo rumo ao Porto de Montevideo, no Uruguai. A manobra foi encerrada com sucesso às 11h20.

“Este é um dia histórico para Itajaí, para Santa Catarina e para todo o Brasil, pois o nosso Porto sempre nos dá provas de sua eficiência e competitividade. Esta inédita manobra, concretizada com sucesso, só foi possível devido a uma obra muito estratégica e fundamental, que é a nova Bacia de Evolução. E isto representa um novo ciclo para a economia da nossa região”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

No último ano, o Complexo Portuário de Itajaí movimentou, entre exportações e importações, quase 16 bilhões de dólares, gerando mais de 750 mil empregos diretos e indiretos, nas mais diferentes regiões do estado de Santa Catarina.

“Teremos ainda doze novas manobras deste tipo nos próximos meses, com navios de até 350 metros, sendo possível, então, a inauguração e a realização definitiva dessas manobras em nossa bacia, o que nos trará uma nova era de competitividade portuária no cenário nacional e internacional”, complementa Morastoni.

Devido à manobra especial, o acesso ao terminal portuário foi interditado durante a saída do navio. Com isso, a travessia do Ferry Boat e a navegação de embarcações pesqueiras foram suspensas, entre 10h e 11h20. Agentes da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) monitoraram o trânsito nas vias próximas ao Ferry Boat. E inspetores da Guarda Portuária também acompanham os trabalhos, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança a todos os envolvidos na operação.

Homenagens especiais

Pela manhã, antes do início da manobra, a Superintendência do Porto de Itajaí homenageou autoridades e servidores que contribuíram para a concretização das obras da nova Bacia de Evolução. O ato contou com a presença do prefeito Volnei Morastoni e de outras autoridades, que receberam placas de agradecimento ao trabalho e união demonstrada durante todo o processo de estudos técnicos e na busca por recursos financeiros para a execução da obra.


“Agradecemos aos inúmeros parceiros, responsáveis por esta grande conquista, e que nos trouxeram o conforto e a tranquilidade necessária para que a equipe técnica do Porto de Itajaí pudesse realizar o trabalho de implantação desta nova bacia”, destacou durante o evento o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles.

Devido às restrições para a realização de eventos com aglomeração de pessoas, a cerimônia foi realizada na Marina Itajaí, em área aberta, com número reduzido de convidados e com a observância de todas as medidas já determinadas pelas autoridades de saúde no combate à pandemia de coronavírus.

Sucesso na primeira fase

Realizada com grande êxito, a primeira manobra de testes na nova Bacia de Evolução, ocorrida no dia 16 de janeiro deste ano, foi considerada um marco para a história de Itajaí. Na ocasião, a inédita manobra de ré foi feita com o navio “Valor”, de 300 metros de comprimento. Ao longo destes primeiros meses, outras manobras especiais também foram realizadas com sucesso.


Após complexas obras de dragagens, finalizadas graças aos investimentos do Município de Itajaí, o novo acesso aquaviário do Complexo Portuário de Itajaí é uma área de manobras para as embarcações que acessam o terminal portuário. A bacia de evolução, como é conhecida, é onde o navio faz um giro de 180 graus, já no Rio Itajaí-Açu. Esse movimento poderá ser executado antes da atracação ou quando a embarcação deixar o porto, de ré, como vem sendo feito nesses testes.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Divulgação




Notícias 02/06