Antonio Lopes - Ensaio Psicanalítico 431 - Medos
Não conseguir dormir sozinho perturba o ser humano com uma força avassaladora promovendo crise de pânico e comportamentos obsessivos. Colocar cadeado na janela, tranca na porta, fechar todas as portas da residência e mesmo assim ficar com a sensação de insegurança, designa um mal-estar psíquico e físico. Palpitações, sensação de aperto(...)


Colunistas Há 9 dias ler

Antonio Lopes - Ensaio Psicanalítico 430 - Feliz Ano Novo
Na publicação de Natal, mencionei que grande número de pessoas clamam por liberdade, mas não querem realmente a liberdade. Liberdade envolve responsabilidade e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidades. Em primeiro de janeiro de dois mil e dezenove, se repetem as promessas dos anos anteriores com a esperança de um futuro melhor, mas (...)


Colunistas Há 13 dias ler

Cleo Longen - Três passos para começar 2019 com alto desempenho
O ano de 2018 já está chegando ao fim e é o momento de avaliar como foi o ano que passou. É hora de analisar se todos os objetivos estipulados para este ano foram alcançados. Isso vale tanto para metas individuais, quanto para o trabalho em equipe. A coach de liderança e life coach Cleo Longen destaca que é muito importante fazer essa avalia(...)


Colunistas Há 23 dias ler

Antonio Lopes - Ensaio Psicanalítico 429 - Limpando a chaminé
No caso clássico Anna O., em que Freud criou a Psicanálise (a cura através da fala), foi manifestada a expressão “limpeza pela chaminé”, que significa a limpeza da alma, para permitir a saída do lixo que acumulamos e a entrada da harmonia, tão necessária para o equilíbrio mental. Neste momento de festas, confraternização, gastança e(...)


Colunistas Há 1 mês ler

Antonio Lopes - Ensaio Psicanalítico 428 - Num buraco escuro e não consigo sair
A preocupação excessiva com as coisas do dia-a-dia, grandes ou pequenas, são potencializadas consumindo a energia física que impede o clareamento do raciocínio, com pensamentos ansiosos que levam à baixa da autoestima, culminado numa sensação de fadiga e desespero, como num buraco escuro, sem conseguir sair. A perda do prazer de saborear u(...)


Colunistas Há 1 mês ler

Antonio Lopes - Ensaio Psicanalítico 427 - Interpretação dos sonhos
Interpretar os sonhos é mergulhar num universo fantástico e desconhecido, místico, religioso e repleto de crendices que acompanham a humanidade, com sentidos diferentes e inexplicáveis. Os sonhos despertam a curiosidade para entender seus verdadeiros significados. Há uma abundância de livros, livretos, sites e até dicionário dos sonhos, ela(...)


Colunistas Há 1 mês ler