arraste para o lado para ver mais fotos
Obra da avenida Campos Novos terá novas interrupções no trânsito

Serviços iniciarão sexta (08) e seguirão sábado (09) e domingo (10) para liberar trecho na próxima semana

A obra de reurbanização da avenida Campos Novos vai interromper o trânsito de veículos no trecho entre as ruas Manoel Francisco Coelho e Arquiteto Nilson Edson dos Santos, nesta sexta-feira (08). O motivo é a preparação do terreno para receber nova pavimentação. Com a drenagem concluída no local, a pista será rebaixada para aplicação de uma manta geotêxtil, pedras rachão e base. A revitalização no valor de R$ 8,7 milhões é custeada pelo financiamento internacional, responsável por grandes obras de mobilidade e reurbanização em Itajaí.


No sábado (09) e domingo (10), o trecho fechado será da rua Manoel Francisco Coelho até a ponte. Durante a semana, os trabalhos e a interrupção retornam no sentido da rua Arquiteto Nilson Edson dos Santos. Durante o período de interrupções, agentes da Codetran auxiliarão os motoristas.

A rede de drenagem já se estende por quase um quilômetro da avenida. As galerias de 2 x 1,5 metro nos primeiros 500 metros e a tubulação dupla (com dois tubos) de um metro de diâmetro chegaram até o cruzamento com rua Professora Erotides da Silva Fontes. As próximas etapas de drenagem na avenida Campos Novos implantarão até a rua Xaxim mais 500 metros de tubulação dupla de 80 centímetros de diâmetro. Já nos últimos 250 metros, serão tubos de 60 centímetros de diâmetro para auxiliar a tubulação já existente e de mesma medida.

O prazo da obra é de 10 meses e as modificações preveem iluminação, canteiros drenantes, paisagismo e arborização, drenagem pluvial, pavimentação, cruzamentos elevados, sinalização viária, bolsões de estacionamento e melhorias na pista de rolamento com pavimentação asfáltica. A transformação na área de grande potencial de comércio e serviços também construirá uma área de lazer ao lado da ponte. Uma nova praça completa contará com bancos, arborização, playground, academia ao livre e quadra de esportes.

Todo o projeto se preocupou com a segurança das pessoas e será construída uma ciclovia exclusiva: um canteiro fará a separação da pista de rolamento dos veículos e dos ciclistas. Os pedestres também terão um amplo espaço de circulação e áreas para convivência com mobiliário novo.

Financiamento internacional

O financiamento internacional responsável por custear a obra faz parte do Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável. O Município de Itajaí é destaque na apresentação dos projetos e liberação dos valores junto ao Fonplata, instituição internacional responsável pelo empréstimo.


Os investimentos garantem mais de 30 obras em 16 bairros e localidades de Itajaí. Dom Bosco, Santa Regina, Itaipava, Cidade Nova, São Judas, Cordeiros, Nova Brasília, Centro, Praia Brava, São Vicente, São João, Murta, Espinheiros, Bambuzal e Fazenda receberão as transformações nas áreas de mobilidade, drenagem e construções públicas.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto




Notícias 08/11