arraste para o lado para ver mais fotos
Praias de Itajaí têm coleta diária de lixo orgânico na temporada de verão

Resíduos recicláveis são recolhidos nas segundas, quartas e sextas-feiras

Com a chegada do verão, o Município de Itajaí reforçou a coleta de lixo nas orlas das praias da cidade, bairros litorâneos e avenidas à beira-mar. A coleta do lixo orgânico é diária e se inicia às 7h, quando os caminhões passam nas principais vias de acesso às praias Brava, Cabeçudas, Geremias, Atalaia e também na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-Rio. Além disso, a empresa Ambiental, responsável pela limpeza e conservação das ruas, mantém uma equipe nas praias, das 7h às 15h20.


Durante o verão, o lixo reciclável nas regiões de praia é recolhido nas segundas, quartas e sextas-feiras. Nos demais bairros da cidade, a coleta do lixo orgânico e reciclável se mantém nos mesmos dias e horários.

Também foi disponibilizada uma quantidade maior de lixeiras em toda a extensão das praias de Itajaí e na Beira-Rio, além de contentores nas calçadas, para resíduos de maior volume. A orientação é de que não deixem lixo jogado pela faixa de areia, ruas ou calçadas.

Colabore! Faça sua parte

Na alta temporada, o Município de Itajaí conta com um reforço nas equipes de limpeza e coleta de lixo nas praias da cidade. Mas vale ressaltar que os cidadãos também podem contribuir com o meio ambiente e ajudar a manter as praias itajaienses limpas, descartando os resíduos adequadamente.


Na praia, é recomendável que toda a família leve sacolas ou sacos recicláveis para recolher todo o lixo que produziu. Ao deixar o local, esses resíduos devem ser depositados nas lixeiras espalhadas pela faixa de areia. Lanches, frutas e demais alimentos, por exemplo, devem ser colocados preferencialmente em embalagens reutilizáveis.

Vale lembrar, ainda, que mesmo com todos esses cuidados, o vento pode ser um inimigo, ao espalhar resíduos pela orla e até mesmo para o mar. Quando isso acontecer, recolha tudo e deposite na lixeira mais próxima. A qualidade da água e o equilíbrio do mar são comprometidos pelo lixo, além do dano causado às espécies marinhas e ao meio ambiente em sua totalidade.

Também é importante seguir as medidas preventivas contra a COVID-19 para aproveitar o verão com responsabilidade. Além do protetor solar, a máscara é item obrigatório para quem for sair de casa. Higienizar as mãos frequentemente, manter o distanciamento social e evitar aglomerações são outras dicas para se manter protegido.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto




Notícias Há 7 dias