arraste para o lado para ver mais fotos
Você gosta de Coca-Cola? Conheça um pouco mais sobre esta bebida

Atualmente, a Coca-Cola é uma das bebidas mais famosas do mundo. Não é incomum para algumas pessoas beberem ao menos um copo durante o dia, e até as pessoas que não tomam refrigerantes conseguiriam reconhecê-la e provavelmente já experimentaram o produto uma vez na vida. Mas o que é a Coca-Cola? Como ela foi inventada? Para responder a esta e outras perguntas, você só precisa ler estas informações:

- A história começa em 8 de maio de 1886, quando ela foi inventada pelo farmacêutico e químico John Stith Pemberton, na Geórgia, nos Estados Unidos. O primeiro estabelecimento que comercializou a bebida foi uma farmácia e, curiosamente, o seu inventor morreu 2 anos e meio após criar o produto, pois ele era viciado em morfina.

- Até o ano de 1903, um dos principais ingredientes da Coca-Cola era cocaína. Cada garrafa da bebida continha aproximadamente 60 mg da droga.

- A produção de Coca-Cola nunca parou e mesmo durante a Segunda Guerra Mundial a bebida continuou sendo comercializada na Alemanha. No entanto, justamente por causa da guerra, não era possível conseguir todos os ingredientes necessários para fabricar o refrigerante no país. A falta de recursos fez com que a empresa criasse um novo produto para o mercado alemão e assim nasceu a Fanta.

- Em 1985, a fórmula da Coca-Cola foi alterada, mudando o sabor da bebida. Durante os testes, o refrigerante foi aprovado, mas quando chegou ao mercado, o consumidor não gostou. O produto voltou como Coca-Cola Classic.

- A Coca-Cola é dona de aproximadamente 500 marcas, com as quais produz mais de 3,5 mil bebidas diferentes. Isso significa que, se você quisesse experimentar uma bebida nova por dia, levaria cerca de 9 anos para provar todos os rótulos da empresa.

-A Coca-Cola chegou ao Brasil apenas em 1942. Vinha em barris e era engarrafada aqui.

- O logotipo da Coca-Cola é conhecido por mais de 94% da população. Isso faz dela a marca mais reconhecida no mundo todo.

- A Coca-Cola gasta mais em publicidade do que a soma investida pela Microsoft e pela Apple juntas. Em 2010, o orçamento da empresa teria sido de 2,9 bilhões de dólares, enquanto a Microsoft investiu 1,6 bilhão de dólares e a Apple teria gastado 691 milhões de dólares no mesmo ano.

- A Coca-Cola levou 48 anos para vender seu primeiro bilhão de galões. Atualmente, essa mesma quantidade é vendida a cada sete meses.

- A cada 10 segundos, é estimado que 126 mil pessoas tomam algum produto da Coca-Cola.

- Na maior parte do mundo, a Coca-Cola é consumida gelada. Porém, em Hong Kong algumas pessoas têm o hábito de consumir a bebida quente como um remédio para combater a gripe. Esse costume não é exclusivo apenas para a Coca-Cola, já que nessa região é bem comum as pessoas servirem as bebidas quentes ao invés de geledas (incluindo água).

Além de beber, várias pessoas já arranjaram outras utilidades para a bebida, como:

– Para limpar corrosão dos terminais de baterias de automóveis, despeje uma lata de Coca-Cola sobre os terminais e deixe efervescer sobre a corrosão.

– Para soltar um parafuso emperrado por corrosão, aplique um pano encharcado com Coca-Cola sobre o parafuso enferrujado, por vários minutos.

– Para remover manchas de graxa das roupas, despeje uma lata de Coca-Cola dentro da máquina com as roupas, adicione detergente. A Coca-Cola ajuda a remover as manchas de graxa, como também a limpar o enlaçamento do para-brisa do seu carro


Mais curiosidades


Fonte




Curiosidades 6 meses