arraste para o lado para ver mais fotos
Brasileira Martine Grael termina a regata volta ao mundo

Campeã olímpica esteve em Itajaí com a equipe da AkzoNobel pela Volvo Ocean Race

Após a chegada calorosa em Haia, Holanda, a brasileira Martine Grael concluiu sua primeira regata de volta ao mundo. A campeã olímpica disputou a Volvo Ocean Race com a equipe do Team Akzonobel, segunda colocada na última etapa e quarta na classificação geral. A equipe chinesa Dongfeng Race Team se consagrou a campeã da edição chegando em primeiro na última perna.

“A chegada aqui foi simplesmente incrível. O Dongfeng tomou uma tática completamente diferente e conseguiu chegar na nossa frente. Então, foi a maior surpresa e ao mesmo tempo a gente achou que velejou super bem”, conta Grael.

Apesar da chegada emocionante, Martine lembra a parada de Itajaí com muito carinho, a única perna no Brasil e na América Latina da competição. “Com certeza parar em casa é muito especial. A saída lá com todo mundo torcendo acho que foi uma das maiores emoções da minha vida”, conta ao ressaltar que o orgulho de ser a primeira brasileira a participar da regata. Para ela, finalizar a Volvo Ocean Race foi a maior sensação de dever cumprido em sua vida.

O fim da 13ª edição da regata provoca saudade aos velejadores que passaram quase nove meses dando a volta ao mundo em veleiros. “Já tá o maior clima de nostalgia aqui, mas por outro lado eu também estou bem cansada e acho que vai ser muito bom mudar um pouquinho e fazer alguma coisa diferente”.

A mudança citada por Martine Grael é o início da campanha olímpica para Tóquio 2020. A atleta voltará à classe 49er FX com a companheira Kahena Kunze. A dupla brasileira espera defender o ouro olímpico conquistado no Rio de Janeiro em 2016. Martine voltará aos treinos na próxima semana. “Eu mal posso esperar, na verdade. Semana que vem estamos na água de volta e eu to bem contente”, disse a atleta.

Reportagem: Carolina Copello  

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto




Volvo Ocean Race 2 meses