Antonio Lopes - Crônica 349 - Mãe e a criança
Quando nasce uma criança, nasce também a mãe, pois a mulher existia, mas não era mãe. É algo absolutamente novo para a mulher, que se encontra em dúvida sobre a melhor maneira de criar seu filho e aposta no seu sexto sentido, lembrando dos acontecimentos que a feriram e também dos e aprendizad(...)
Antonio Lopes - Crônica 348 - A Páscoa no mundo
Mais significativa para católicos, evangélicos e ortodoxos, a Páscoa apresenta diferenças na forma de comemorar e geralmente significa a ressureição de Jesus Cristo. Tem como significante a dor e a alegria, a vitória sobre a morte, do bem sobre o mal, da felicidade sobre a tristeza. Para os crist&ati(...)
Antonio Lopes - Crônica 347 - O que fazer com o medo?
Emoção básica do ser humano, desenvolvida como um mecanismo instintual de defesa e sobrevivência, o medo tem o propósito de sinalizar um perigo eminente e nos prepara para a fuga ou enfrentamento de uma possível agressão física, moral ou espiritual. As manchetes que divulgam as atrocidades das (...)
Antonio Lopes - Crônica 346 – Estou doente e agora?
Viver doente, com dor de cabeça, indisposição física, muito sono e sem vontade alguma de sair de casa revela um desânimo que abate o físico e a mente levando ao desejo de ficar dormindo, não conversar com ninguém e se isolar de qualquer meio social, formando um quadro bastante complicado que po(...)
Antonio Lopes - Crônica 345 - O bom humor e as piadas (chistes)
Ao ouvirmos um comentário que nos parece engraçado somos atingidos por uma onda cômica, que nos faz rir inconscientemente. Dependendo do estado emocional, ao ver uma cena de alguém escorregando e caindo desajeitadamente, o riso se manifesta de forma involuntária - bem usado num programa de televisão, por&eac(...)
Antonio Lopes - Crônica 344 - Culpa
Sentir culpa sem saber porque, por lembranças de um passado distante ou por situações recentes em que se é recriminado, atormenta a vida de muitas pessoas. A sensação de angústia que faz com que o indivíduo procure se penitenciar e se autopunir indevidamente, afeta a qualidade de vida de uma f(...)