Team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, venceu a In-Port Race no sábado (27)
O barco MAPFRE, que defende as cores da Espanha, foi o vencedor da Around Hong Kong Island Race, neste domingo (28), uma das regatas costeiras da Volvo Ocean Race 2017-18. O Team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, venceu no sábado (27) a HCG In-Port Race.
A pontuação da prova foi somada junto a da HGC In-Port Race para o campeonato paralelo das In-Ports. Somando as duas regatas, quem teve o melhor desempenho foram os chineses do Dongfeng Race Team.
Agora, Dongfeng e MAPFRE dividem a liderança dessa competição com 25 pontos cada. Os resultados de todas as In-Ports somados só serão usados na Volvo Ocean Race em caso de empate entre as equipes.
Around Hong Kong Island Race
O MAPFRE foi o vencedor da Around Hong Kong Island Race, que teve muita disputa e protestos nas águas asiáticas. Logo de cara, Team Brunel, Turn the Tide on Plastic e Sun Hung Kai / Scallywag queimaram a largada.
Melhores desde o começo, MAPFRE e Dongfeng Race Team conseguiram vantagem mesmo com vento instável e fecharam nas duas primeiras posições. Os donos da casa, o Sun Hung Kai / Scallywag, ficaram em terceiro.
Atrás deles veio o team AkzoNobel, que acabou no fim da prova protestando o MAPFRE. O assunto será resolvido pelos juízes internacionais que acompanharam de perto a regata.
A regata acabou com pouco vento. ''Não teve quase nada de vento e tivemos que fazer muitas manobras pra conseguir pequena vantagem. O bom de largar na frente é que a gente pode decidir quando fazer as manobras e seguir o combinado'', disse o espanhol Pablo Arrarte (MAPFRE).
O Vestas 11th Hour Racing não correu a Around Hong Kong Island Race. A equipe está arrumando o barco após a colisão com um pesqueiro na etapa anterior.
O time não disputará também a quinta perna da Volvo Ocean Race até a chinesa Guangzhou, que larga na próxima semana.
Itajaí na Volvo Ocean Race
Itajaí representa pela terceira vez Santa Catarina e o Brasil na Volvo Ocean Race, o maior evento de vela do mundo. Só em 2015, 350 mil visitantes participaram do evento em Itajaí.
A Vila da Regata brasileira ficará aberta ao público de 5 a 22 de abril de 2018 e a previsão é que os primeiros barcos cheguem ao litoral catarinense no dia 8 de abril.
No dia 20 de abril será realizada a In-Port Race, uma competição que é realizada nos locais de parada. No dia 21, os barcos estarão abertos ao público e, no dia 22, será a partida das equipes de Itajaí rumo a New Port (EUA).
Percurso
Nesta edição os barcos partiram de Alicante na Espanha e já realizaram uma parada em Lisboa (Portugal), Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália) e Hong Kong. Os veleiros ainda vão aportar em Guangzhou (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), New Port (Estados Unidos), Cardiff (País de Gales), Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda).
Tabela de classificação da Volvo Ocean Race In-Port Race Series
Dongfeng Race Team - 25 pontos
MAPFRE - 25 pontos
Team Brunel - 17 pontos
team AkzoNobel - 16 pontos
Vestas 11th Hour Racing - 12 pontos
Sun Hung Kai / Scallywag - 9 pontos
Turn the Tide on Plastic - 7 pontos
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Ainhoa Sanchez
Notícias 30/01