Intuito é firmar parcerias com a cidade de Linares, do Chile
A riqueza cultural de Itajaí também é reconhecida internacionalmente. Na manhã desta segunda-feira (23), o município recebeu representantes da cidade chilena de Linares para a realização de um intercâmbio cultural focado na música. O encontro ocorreu na sede da Banda Filarmônica de Itajaí, reuniu alunos da instituição e foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação.
A Banda Filarmônica já se apresentou diversas vezes fora do país e, nos espetáculos em Linares, surgia sempre o interesse da cidade em trocar experiências com Itajaí. Só agora foi possível que uma comitiva chilena realizasse esse desejo, com a presença das seguintes autoridades: Eva Palma Leal, secretária de Educação Comunal; Jacqueline Concha Albornoz, diretora do Instituto Comercial; e Wanderley Dias de Souza, coordenador de Cultura, Eventos, Folclore, Música e Turismo.
Das autoridades de Itajaí, estiveram presentes o prefeito Volnei Moratoni, o diretor executivo da Secretaria Municipal de Educação Júlio da Silva, a diretora de Departamento de Educação Integral e Ações Educativas Adriana Rocha e o maestro da Banda Filarmônica de Itajaí Luis Alberto Martins De Freitas.
Durante a cerimônia, integrantes da Banda Filarmônica executaram os hinos nacionais do Brasil, Chile e do Município de Itajaí. Houve troca de presentes entre as autoridades e foi feita uma visita guiada pelas dependências da banda. Um vídeo institucional também foi apresentado para explicar a forma de atuação do grupo.
O prefeito Volnei Morastoni destacou o interesse de firmar uma parceria com Linares para que as duas cidades realizem um intercâmbio cultural. A intenção é de que alunos de Itajaí possam visitar o Chile e adquirir novas experiências musicais, além dos alunos chilenos terem as mesmas oportunidades aqui.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto
Notícias 24/09