arraste para o lado para ver mais fotos
Estudantes dos anos finais realizam oficina de matemática com alunos dos anos iniciais

Atividade foi na Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto

Com o objetivo de adaptar jogos populares para o ensino da matemática, as turmas 804, 901 e 903 da Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, da Murta, realizaram a Oficina de Exatas com os alunos da pré-escola até o quinto ano.


A ação na semana passada foi planejada pelas professoras de matemática Ana Carolina Kandini e Iara Aline de Souza, com apoio da equipe pedagógica e direção escolar.

“Os estudantes escolheram os jogos, fizeram a adaptação, criaram as regras, a descrição específica do jogo escolhido e elaboraram as questões para cada turma participante. Em cinco aulas, os alunos do oitavo e nonos anos desenvolveram mais de 100 questões embasadas nos livros didáticos que estão disponíveis na biblioteca da escola”, conta a professora Ana Carolina.

Ao todo, foram criadas 16 oficinas, com jogos diferentes, entre eles: aquarela da matemática, jogo das fichas, corrida de carros, jogo do milhão e o jogo da memória.

“Neste jogo, o objetivo era embaralhar e lançar as cartas sobre a mesa. Para cada cálculo tinha uma resposta correspondente. Os jogadores tinham que achar os pares correspondentes e vencia quem tivesse mais cartas na mão ao término do jogo”, informou a professora Iara.

“A equipe da escola ficou encantada com a postura e envolvimento dos alunos, cada um com as suas particularidades. Os jogos foram pensados e construídos pelos próprios alunos nas aulas de matemática e a participação foi unânime”, comentou a diretora da unidade, Lucilene Andreia Perini.

“Como educador, propor às crianças um trabalho com base na dinâmica aqui proposta mostra que a matemática pode, sim, ser divertida. Além disso, os alunos puderam perceber que ensinar o outro não é tarefa fácil, mas é gratificante. Ideias dessa natureza nos mostram que com pequenas ações e pelas mãos dos alunos podemos fazer a diferença”, finalizou a professora Ana Carolina. 

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: 




Notícias 01/10