arraste para o lado para ver mais fotos
Município de Itajaí atualiza número de casos suspeitos de coronavírus

Nenhum caso confirmado foi registrado até esta terça-feira (17)

O número de casos suspeitos de coronavírus (COVID-19) em Itajaí subiu para 43 nesta terça-feira (17). Destes casos, 10 já foram descartados e outros 33 aguardam resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina. Ao todo, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde monitora em domicílio 178 pessoas que viajaram para o exterior, sejam elas assintomáticas ou sintomáticas à doença. Nenhum caso confirmado de coronavírus foi registrado em Itajaí até o momento.


> Leia mais notícias sobre o Coronavírus em Itajaí

Em função do grande número de pessoas que têm procurado as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município, a Secretaria de Saúde reforça as orientações sobre a doença e pede a colaboração da população para não sobrecarregar o sistema de saúde. Pacientes que tiverem sintomas leves de gripe, como coriza, febre baixa e tosse seca, devem se recuperar em casa. Não há necessidade de buscar uma unidade de saúde.


“Pessoas com quadro leves de gripe, principalmente aquelas mais suscetíveis como idosos e doentes crônicos, devem se recuperar em casa e evitar contato com outras pessoas. Só vá a uma unidade de saúde se os sintomas se agravarem. E não transite por vários serviços de saúde, pois se você estiver contaminado vai transmitir para outras pessoas. Evitar ou reduzir o contato social é a melhor opção neste momento”, argumenta o médico infectologista do município, Raphael Alexandre de Paiva Bertacchini.

Já se o quadro apresentar tosse e febre até 38,5° persistente, a recomendação da Vigilância Epidemiológica é que o morador ligue para o postinho do seu bairro (confira a lista de telefones aqui) e siga as orientações que forem repassadas, indo até a Unidade Básica de Saúde se houver a recomendação dos profissionais que lhe atenderam.

Em casos graves quando, além de tosse e febre alta persistente, a pessoa tem muita falta de ar ou dificuldade para respirar, a recomendação é buscar o serviço de urgência e emergência para atendimento, como as UPAs do CIS e do Cordeiros ou o Pronto Socorro dos hospitais Marieta e Pequeno Anjo.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que pessoas que tenham viajado para locais com transmissão do vírus ou tido contato com pessoas com suspeita da doença devem comunicar a situação à Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3249-5546 ou Whatsapp (47) 98839-0338. A recomendação do Governo Estadual é que todos os viajantes devem ficar isolados em casa por sete dias, mesmo que não apresentem sintomas.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto




Notícias 17/03