Proposta é realizar o embarque e desembarque pelo Porto
O Município de Itajaí trabalha para reconquistar as linhas da MSC Cruzeiros. Uma comitiva formada por representantes da empresa e da Cruise Lines International Association (Clia) realizou ontem (22) visitas técnicas na cidade e no Porto. A ação oficializa o interesse do grupo em inserir o município novamente na rota de embarque e desembarque de passageiros.
A visita foi precedida por reunião no gabinete do prefeito Volnei Morastoni com a presença do secretário de Turismo, Evandro Neiva, e do secretário de Relações Institucionais e Temáticas, Thiago Morastoni, que é quem está intermediando as tratativas. Nesta sexta (23), a mesma comitiva se reúne com Receita Federal e Polícia Federal para tratar detalhes.
Caso as operações sejam oficializadas, o embarque e desembarque de passageiros será feito por meio do Porto de Itajaí, principalmente pelo Berço 2. Nada impede, porém, que as operações sejam estendidas a outros berços havendo demanda como já sinalizou a autoridade portuária.
O interesse está justamente em Itajaí ser um porto alfandegado, o que permitirá embarque e desembarque também de passageiros do exterior. O presidente Clia-Brasil, Marco Ferraz, mostrou-se entusiasmado com o que Itajaí tem a oferecer. “Itajaí embarca até 800 passageiros por navio, por isso é muito interessante para nós essa possibilidade”.
A Clia é a agência que organiza as operações de cruzeiro no mundo. Atualmente, tem 475 navios de passageiros em operação e 94 novos estão encomendados. Esse acréscimo fará com que se chegue a 750 mil leitos em navios de passageiros nos próximos anos.
“Esta primeira visita foi importante para a comitiva sanar dúvidas sobre metragem dos berços e calado. Também foi possível conferir in loco a estrutura do nosso cais e a segurança que os passageiros terão ao embarcar e desembarcar, além da logística favorável, com o píer turístico e o centro comercial próximo”, explica o secretário Thiago Morastoni.
Gerente de operações portuárias da MSC Cruzeiros, Eliane Lira ficou entusiasmada com a estrutura de atracação dos berços do Porto de Itajaí. Ela espera que tudo se encaminhe para que o município possa realizar o embarque e desembarque de passageiros em breve.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto
Notícias 23/02