Imunização no Porto começou nesta sexta-feira (17)
Os trabalhadores portuários de Itajaí começaram a ser vacinados contra gripe influenza nesta sexta-feira (17). A Vigilância Epidemiológica do município aplicou 250 doses da vacina durante a manhã nos profissionais que estavam atuando no Porto de Itajaí. A vacinação nestes trabalhadores continuará na próxima semana, no ambulatório do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).
Foram contemplados com as doses da vacina estivadores, conferentes, arrumadores, vigias, consertadores e representantes de associação de blocos (peação de cargas marítimas/serviços de proteção com equipamentos seguros a bordo de navios). Os profissionais da Coordenadoria Geral de Sistema de Segurança Portuária (Guarda Portuária), funcionários que atuam nos setores administrativo e operacional da APMT (empresa arrendatária do Porto de Itajaí) e servidores do OGMO também serão vacinados.
A próxima ação de vacinação no Porto de Itajaí está programada para acontecer na sexta-feira (24). Para realizar a vacinação foram adotadas medidas de segurança para evitar o risco de aglomeração de pessoas, contágio e propagação do novo coronavírus. Entre elas: espaço de pelo menos 1,5m entre as pessoas na fila, utilização de máscaras faciais, e controle e logística de entradas e saídas dos trabalhadores no local.
Vacinação nos idosos continua
Nesta sexta-feira (17), o Município de Itajaí ultrapassou a meta de imunização de idosos contra gripe influenza. Já foram vacinadas 17.295 pessoas acima de 60 anos, o que corresponde a 103,1% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que era de 16.771 idosos. Porém, como a estimativa da população idosa do município é maior, as unidades de saúde seguem vacinando este público em casa.
Os idosos que ainda não tomaram a vacina devem aguardar em casa a equipe ou entrar em contato com o posto de saúde mais próximo. Idosos dos bairros Centro, Vila Operária, São João e São Judas devem se cadastrar pelo telefone 0800 642 5500 para receber a vacina.
“As vacinas estão vindo ao município escalonadas. Semanalmente recebemos um quantitativo de doses e distribuímos entre as unidades. Os idosos continuam sendo vacinados em casa e são nossa prioridade, mas também estamos fazendo a vacinação dos demais grupos estipulados pelo Ministério da Saúde”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Juliana de Oliveira Gastmann.
Já foram aplicadas também 3.104 doses de vacina em trabalhadores de saúde (118,1% da meta), 1.233 doses em doentes crônicos (3,2%) e 214 em profissionais das forças de segurança e salvamento (16,7%); entre outros grupos.
Confira os grupos prioritários que fazem parte da 1ª e 2ª etapas da campanha de vacinação:
- Idosos acima de 60 anos
- Profissionais de saúde
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Caminhoneiros, profissionais do transporte público (motorista e cobradores) e trabalhadores portuários.
- Funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Luciano Sens
Notícias 18/04