arraste para o lado para ver mais fotos
Secretaria de Educação já distribuiu mais de mil kits com alimentação escolar

Ao todo, quase três mil alunos serão beneficiados com a ação

Alunos cadastrados no programa Bolsa Família já começaram a receber os kits com alimentação escolar. Nos dois primeiros dias da ação (04 e 05 de junho) foram contemplados os alunos das regiões de Cordeiros, Fazenda e São Vicente, totalizando 1.128 kits entregues.

Esta semana, as entregas iniciaram pelos bairros São Judas e São João (08) e até quarta-feira (10), quando encerram as entregas referentes ao mês de maio, os kits serão distribuídos para os alunos dos bairros Cidade Nova, Salseiros e Itaipava. Por mês, serão contemplados 2909 alunos.

A segunda etapa de entregas será entre os dias 24 e 30 de junho, correspondente ao mês atual. Com a determinação do Governo do Estado pela suspensão das aulas até 02 de agosto, novas entregas serão programadas pela Secretaria Municipal de Educação de Itajaí.

Cada kit é composto com três quilos de arroz, três quilos de feijão, dois quilos de macarrão, um quilo de sal, uma garrafa de óleo de soja, dois litros de leite (ou fórmula), duas dúzias de ovos, banana e tangerina orgânicas, batata doce, beterraba, cenoura e maçã. Os alunos com restrição alimentar receberão o kit com os alimentos componentes de sua dieta especial.

A medida destina os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) às famílias mais necessitadas da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é fornecer alimentação de qualidade aos estudantes que estão afastados das atividades escolares devido à pandemia de coronavírus (COVID-19). Em razão disso, a Secretaria de Educação reuniu uma comissão intersetorial para definir a concessão do benefício. O investimento mensal com os kits será de R$ 300 mil, entre recursos vindos do PNAE para a compra dos alimentos e recursos próprios da Educação para a montagem e distribuição dos kits.

Como funcionam as entregas

Os gestores de cada unidade escolar são os responsáveis por entrar em contato com as famílias cadastradas para informar a data e o horário da entrega. Não será concedido o benefício a nenhuma criança fora do programa federal Bolsa Família. De acordo com a Secretaria de Educação, cada família receberá a quantidade de kits correspondente ao número de filhos matriculados na rede.

Para evitar aglomerações no momento das entregas, são organizadas filas com o distanciamento social seguro e o uso obrigatório de máscaras. As unidades também disponibilizam álcool em gel, para que as pessoas possam higienizar as mãos. O fiscal de alimentação de cada unidade escolar fica no local para a coleta das assinaturas dos responsáveis pelo recebimento dos kits.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto




Notícias 09/06