arraste para o lado para ver mais fotos
Itajaí recebe projeto inovador para combate ao mosquito Aedes aegypti

Aspirador Costal, desenvolvido por pesquisadores do Espírito Santo, será testado na cidade nesta quinta-feira (25)

Itajaí recebe nesta quinta-feira (25) um projeto inovador de combate ao mosquito Aedes Aegypti. O Aspirador Costal, desenvolvido por pesquisadores do Espírito Santo, será testado a partir das 16h, no Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. A intenção é mostrar o funcionamento do aparelho e capacitar os agentes de endemias do Município para utilização da tecnologia.


O projeto pioneiro em Santa Catarina auxilia a eliminar os mosquitos adultos dos ambientes, evitando que depositem seus ovos e se proliferem. O equipamento foi criado com base nos tradicionais aparelhos para aspirar pó e tem poder de sucção de 80 a 120 mosquitos por segundo.

“Fomos escolhidos pelos pesquisadores do Espírito Santo para receber esse projeto inovador. Após o teste iremos avaliar a possibilidade de aplicação desta tecnologia como complemento às atividades de controle do Aedes aegypti. No caso do mosquito transmissor da dengue, o aspirador seria uma importante ferramenta para cessar a proliferação, já que a fêmea infectada permanece transmitindo o vírus ao longo de todo o seu ciclo de vida, que dura em torno de 45 dias”, comenta o coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira.

A capacitação realizada pelos pesquisadores capixabas contará ainda com aulas praticas e teóricas para 10 agentes de combate as endemias do Município, que receberão certificados de participação.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:




Notícias 25/02