arraste para o lado para ver mais fotos
Itajaí realiza teste de projeto inovador para o combate ao mosquito Aedes Aegypti

Testado nesta quinta-feira (25), o Aspirador Costal é desenvolvido por pesquisadores do Espírito Santo

Itajaí realizou, na tarde desta quinta-feira (25), o teste de um projeto inovador de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Chamado de Aspirador Costal, o equipamento foi desenvolvido por pesquisadores do Espírito Santo e testado no Centro Integrado de Saúde (CIS), no São Vicente. O objetivo da ação era mostrar o funcionamento do aparelho para os agentes de endemias do Município.


"Infelizmente o tempo não ajudou, porém o teste interno já dá boa amostragem sobre a capacidade do produto", ressalta o coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira.

Criado com base nos tradicionais aspiradores de pós, o Aspirador Costal auxilia a eliminar mosquitos adultos dos ambientes, evitando que depositem seus ovos e se proliferem. O dispositivo tem um poder de sucção de 80 a 120 mosquitos por minuto.

A capacitação para uso do equipamento é ministrada pelos pesquisadores capixabas com aulas práticas e teóricas para 10 agentes de combate as endemias do Município, que receberão certificados de participação. Caso aprovada a estratégia, o programa será oficializado como medida complementar aos trabalhos do Programa de Controle da Dengue. 

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto




Notícias 26/02