arraste para o lado para ver mais fotos
Violonista de Itajaí lança obra com peças de estudos para violão brasileiro

Trabalho foi realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, através de edital da Fundação Cultural de Itajaí

Nesta semana ocorre o lançamento da obra “10 Peças de Estudos para Violão Brasileiro”, sexto fonograma do violonista e compositor de Itajaí, Ricardo Pauletti. Trata-se do primeiro trabalho do músico lançado em três formatos: álbum de música, vídeo e álbum de partituras (todos digitais).


A partir das 20h desta terça-feira (16), o álbum de música do artista estará disponível nas principais plataformas digitais (Clique aqui). Já nos quarta (17) e quinta-feira (18) serão lançados vídeos no canal do YouTube de Pauletti. O álbum de partituras ficará disponível para download no site do artista, em www.ricardopauletti.com, a partir de sexta-feira (19).

A obra consiste em uma série de peças para violão solo, que contempla diferentes gêneros musicais inseridos no universo do violão brasileiro, e é fruto de sua pesquisa no universo do violão de concerto. O projeto apresenta gêneros vindos da Europa, entre eles polca, valsa e xote (ou Schottisch); passa por gêneros considerados “genuinamente brasileiros” como: maxixe, choro, samba, bossa nova e baião; e também contempla gêneros com menos referência na literatura para violão solo, como o maracatu e o ijexá.


O trabalho foi realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, através de edital da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí.

Sobre o autor

Ricardo Pauletti é violonista, compositor e arranjador. Estudou violão erudito no Brasil e na Espanha e posteriormente passou a dedicar-se ao choro e ao violão de sete cordas, transitando entre o popular e o erudito. É graduado em Música pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atua como professor de violão, arranjo, prática de choro e prática de conjunto, e é coordenador pedagógico do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues, desde 2009 


Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:




Cultura / Lazer 8 meses