arraste para o lado para ver mais fotos
Mini-documentário mostra como DJ do movimento Hip Hop tornou-se instrumentista

Projeto foi financiado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio de edital da Fundação Cultural de Itajaí

Nesta quarta-feira (14), às 12h15, será lançado o mini-documentário "O DeeJay no Movimento Hip Hop: O toca-discos como instrumento musical", idealizado pelo DJ Deco "Groove a Quilo" (DJ, Beatmaker e educador musical) e por Ana Sthel (Batuqueira e também educadora musical). O evento on-line de lançamento do projeto, viabilizado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc, através de edital da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí, ocorrerá no canal do YouTube da Imaginária Beat (youtube/imaginariabeats).


O trabalho foi desenvolvido entre o final de 2020 e o começo de 2021, em meio à pandemia da Covid-19. O documentário mostra, de forma didática e fluída, as principais técnicas responsáveis pela transformação do aparelho toca-discos, que em um primeiro momento foi criado apenas para reproduzir músicas pré-gravadas em discos de vinil, em um instrumento musical que se assemelha a qualquer outro mais tradicional, como por exemplo, uma bateria ou uma guitarra.

A discussão que permeia as descobertas em relação ao processo evolutivo no qual o toca-discos passou a ser submetido junto ao movimento Hip Hop foi motivo de estudo para os idealizadores do projeto, inclusive na graduação de ambos. De acordo com o DJ Deco, o movimento com a roupagem estética que se conhece hoje só se manifestou de maneira mais enfática no Brasil no início de 1990. “Portanto, o Hip Hop brasileiro tem mais ou menos 30 anos de vida e historicamente falando, isso é um sopro de tempo. O mini-doc é mais um parágrafo no grande livro do Hip Hop, que ainda está sendo escrito”, comenta o DJ.

Com concepção do DJ Deco “Groove a Quilo”, o projeto conta com a produção executiva de Ana Sthel; roteiro de Ana Sthel, DJ Deco e João Vitor Molleri; imagens de João Vitor Molleri e S4NN; edição de João Vitor Molleri; direção de arte de S4NN; motion design de Peli Motion; e produção da Imaginária Beats. Participam ainda do mini-documentário: Rodrigo Brandão; DJ Erick Jay, Riva Rock, DJ PG, Mauricio Cajueiro, Ding Dong, Giana Cervi, DJ Duh, Chico Preto, Sete Bass, Rodrigo Paiva, Branco MadKilla, Paulo Microfonia e Marcelo Modesto.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:




Notícias 14/04