arraste para o lado para ver mais fotos
Itajaí 161 anos: Livro Memórias Rurais é lançado e resgata o desenvolvimento do interior

Ação, que ocorreu nesta quarta-feira (16), integra a programação do aniversário da cidade

O Parque do Agricultor recebeu na manhã desta quarta-feira (16) o lançamento do livro "Memórias Rurais". Por meio de pesquisas, entrevistas e fotografias, a obra faz um resgate importante dos eventos que desenvolveram a zona rural de Itajaí e tem apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana. O evento faz parte da programação do aniversário de 161 anos de emancipação político administrativa da cidade.


> Confira as notícias do Aniversário de Itajaí

O livro busca resgatar momentos marcantes para a área rural itajaiense, como as tradicionais Festas do Colono e a criação da Secretaria Municipal de Agricultura. O objetivo da obra é relembrar as histórias do interior por meio de depoimentos de quem também contribuiu ou vivenciou as mudanças.


Idealizado em 2017, pelo secretário de Agricultura e Expansão Urbana de Itajaí, César Reinhardt, e pela professora Ana Carolina Vinholi, o projeto conta com fotografias e registros de vários eventos. Em 2020, o Padre Élcio Alberton aderiu ao projeto e auxiliou na finalização do livro.

“Este projeto visa resgatar, preservar e perpetuar a história da formação da nossa sociedade rural em Itajaí. Trata dos usos, costumes e tradições da nossa gente e foi idealizado em um processo dinâmico e construtivo, através de entrevistas com lideranças rurais e pessoas que tiveram participação direta em eventos do Município. Também foram consultados antigos servidores e outros agricultores para agregar conteúdo à obra”, ressalta o secretário César Reinhardt.

No evento de lançamento do livro “Memórias Rurais”, foram respeitadas todas as regras de distanciamento social e prevenção à Covid-19.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:




Cultura / Lazer 5 meses