arraste para o lado para ver mais fotos
Museus de Itajaí registram visitação expressiva no primeiro mês de reabertura

Atendimentos ao público e ações presenciais foram retomados no início de junho

O Museu Histórico de Itajaí e o Museu Etno-Arqueológico reabriram suas portas para o público no dia 1º de junho. Neste primeiro mês, foram recebidas visitas da comunidade e realizadas ações educativas presenciais seguindo as recomendações sanitárias, decretos e normativas vigentes. No período, o Museu Histórico, localizado no Centro, registrou mais de 600 visitas. Já o Museu Etno-Arqueológico, que fica na Itaipava, recebeu cerca de 80 visitantes e vem promovendo ações lúdicas e de pesquisa em parceria com creches e escolas.


De acordo com a gerente do Museu Histórico de Itajaí, Evelise Moraes, a movimentação de junho surpreendeu a equipe de forma positiva. “O dia da semana que mais recebemos visitantes foi o sábado. Percebemos, inclusive, que muitos moradores de Itajaí prestigiaram a exposição permanente, além de moradores de outras cidades e estados”, comenta.

“O Museu Etno-Arqueológico tem uma proposta diferente por estar em um bairro do interior”, afirma o gerente do espaço, Rodrigo Lopes. Segundo ele, o trabalho da equipe tem sido com atividades de pesquisa, preservação do acervo e também lúdicas. “Promovemos uma ação em uma escola chamada ‘Filho de Peixe, Peixinho é’. Dialogamos com as crianças, apresentamos a história do nosso museu e deixamos o convite para que eles venham até a nossa unidade acompanhados de seus pais e familiares. Nossa ideia é formar multiplicadores”, ressalta Lopes.

Em junho, também foi aberta uma exposição comemorativa aos 11 anos de existência do Museu Etno-Arqueológico de Itajaí. O Município ainda assinou o termo de compromisso para abertura do processo licitatório para realização de obras de reforma, adequação da acessibilidade e restauro do museu do bairro Itaipava.

Visitação nos Museus de Itajaí

A visitação do público espontâneo aos museus é limitada a cinco pessoas por vez, em circuito unidirecional com acompanhamento de monitor e respeitando o distanciamento físico recomendado. Só é permitida a entrada de pessoas com máscara em ambas as unidades. As ações educativas e visitação em grupos terão o máximo de 10 pessoas por atendimento.


O horário de atendimento ao público, nos dois museus, é de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Aos sábados, o Museu Histórico abre das 10h às 14h. Já o Museu Etno-Arqueológico funciona das 14h às 18h.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:




Cultura / Lazer 05/07