arraste para o lado para ver mais fotos
Itajaiense vence Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2021

Projeto tem como objetivo filtrar partículas de microplástico da água

Pela primeira vez na história, o Brasil conquistou o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2021. Gabriel Fernandes Mello Ferreira, de 17 anos, levou o prêmio na escolha popular. Orientado pela Professora Msc. Fernanda Poleza, ele apresentou o projeto "Desenvolvimento de um mecanismo de retenção de microplásticos em estações de tratamento de água (ETA’s)".


O aluno do Colégio São José recebeu mais de 50 mil votos na escolha popular. O sistema, desenvolvido pelo estudante, é de baixo custo e capaz de reter partículas plásticas através de um filtro específico. O filtro atingiu 80% de eficiência e retrai partículas ainda menores que 300 µm.. A iniciativa será instalada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Semasa.

O Prêmio Jovem da Água de Estocolmo reúne jovens entre 15 e 20 anos ao redor do mundo responsáveis por desenvolver projetos relacionados à água e à sustentabilidade. Ele foi criado em 1997 e tem como patrona a princesa Vitória, da Suécia. Gabriel concorreu com 32 participantes que chegaram à final. 

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:




Notícias 24/08