Homenagens ocorreram nos dois turnos escolares e reuniram mais de mil estudantes
A Escola Cívico-Militar Melvin Jones, do bairro Cordeiros, realizou nesta quarta-feira (01) a abertura da Semana da Pátria. Aproximadamente 1.200 alunos, todos uniformizados, participaram das homenagens alusivas ao 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Ao som da banda marcial da escola, que é polo da Banda Filarmônica de Itajaí, houve o deslocamento das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e do Município de Itajaí até o centro do ginásio.
Em função da pandemia Covid-19 e por recomendação do Governo do Estado, neste ano não haverá o tradicional desfile de 7 de setembro que reunia escolas e creches na Avenida Beira Rio. Para não deixar a data passar em branco, as unidades escolares, a exemplo da Melvin Jones, realizam atos alusivos à pátria.
“Essas ações já são contínuas aqui na escola cívico- militar. Uma vez por semana, os alunos se reúnem aqui no ginásio para prestar essas homenagens. É uma forma de despertarmos nos estudantes o amor pela nossa pátria e também é um momento em que cobramos deles o uso dos uniformes, além da disciplina”, informa o tenente Carlos da Costa Júnior, gestor educacional da Escola Cívico-Militar.
Ao longo dos próximos dias, a Escola Cívico-Militar Melvin Jones ainda realizará outras ações comemorativas, como um concurso de redação e a apresentação de uma peça teatral. Outras unidades da Rede Municipal de Ensino também programa atos alusivos ao 7 de setembro.
Banda Filarmônica produz vídeos com homenagens cívicas
O cancelamento do tradicional desfile de 7 de setembro não foi o motivo para que o espírito patriótico esfriasse no coração dos integrantes da Banda Filarmônica de Itajaí. No dia 21 de agosto, 73 pessoas, entre professores e alunos, participaram das gravações de vídeos com execuções dos Hinos Nacional, da Independência e de Itajaí.
A produção dos materiais contou com a parceria do pai de um aluno, que fez as cenas aéreas com um drone, e de dois professores, que fizeram a edição de áudio e vídeo. Os vídeos foram gravados nos pátios da sede da Banda Filarmônica e da Escola Básica Aníbal César e podem ser conferidos clicando aqui.
“A Banda Filarmônica de Itajaí espera, com esses vídeos, manifestar o seu orgulho pelo País, pelo Estado e pelo Município, que a mantém há mais de 30 anos. Esperamos, também, que esse material possa ser aproveitado pelas unidades de ensino durante as suas homenagens à pátria”, afirma o diretor e maestro da Banda Filarmônica de Itajaí, Laionel Ribeiro da Silva.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Luciana Leão
Notícias 01/09