arraste para o lado para ver mais fotos
Escolas de Itajaí terão agentes mirins de combate à dengue

Projeto da Secretaria de Saúde começou neste mês em 10 unidades escolares do Município

Alunos de Itajaí serão agentes mirins de combate à dengue para multiplicar informações preventivas nas comunidades escolares. Promovido pelo Município, por meio da Secretaria de Saúde, o projeto pioneiro na região começou neste mês em 10 escolas da rede municipal de ensino. A intenção é atender 37 unidades até 2023 e fortalecer as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.


A primeira etapa do projeto iniciou com uma capacitação para professores de escolas de Ensino Fundamental da cidade, com o tema "Mobilização para o Enfrentamento ao Aedes aegypti e seus Agravos". O curso ocorreu de forma virtual e abordou aspectos clínicos, epidemiológicos e entomológicos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, além de dados e atitudes preventivas.

A intenção da Secretaria de Saúde é implantar o projeto com alunos de 10 a 12 anos. As primeiras dez escolas contempladas com a iniciativa são: Centro Educacional de Cordeiros, E.B. Antônio Ramos, E.B. Arnaldo Brandão, E.B. Avelino Werner, E.B. Elias Andaime, E.B. Francisco Celso Mafra, E.B. Gaspar da Costa Moraes, E.B. José Fernandes Potter, E.B. Maria Dutra Gomes e E.B. Pedro Paulo Rebello.

Neste ano, duas unidades receberão cartilhas, folders, camisetas, bonés e outros materiais de divulgação para dar início ao projeto. O foco da iniciativa é oferecer subsídios aos educadores para que trabalhem e disseminem o tema em sala de aula, em conjunto com a equipe da Secretaria de Saúde, instruindo os alunos de forma que aprendam uma abordagem preventiva em relação ao tema.

“O objetivo é que professores e alunos sejam multiplicadores de todas as informações adquiridas durante a aplicação do projeto, compartilhando com a comunidade escolar e orientando sobre como agir no combate ao Aedes aegypti. Queremos que os estudantes sejam verdadeiros agentes mirins de combate à dengue, mais conscientes e comprometidos com o meio ambiente e a saúde pública”, destaca Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí.

O projeto Agente Mirim de Combate a Endemias é promovido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica e Gerência de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí, em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa é financiada com recursos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). 

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: 




Notícias 27/09