arraste para o lado para ver mais fotos
Município de Itajaí fará doação de óculos de grau para alunos da Rede Municipal de Ensino

Termo de colaboração entre a Secretaria de Educação e Lions Clube, assinado nesta quinta-feira (14), prevê a entrega gratuita de dez óculos por mês

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Educação, e o Lions Clube Itajaí Praia firmaram uma parceria inédita na tarde desta quinta-feira (14) para promoção da inclusão social e saúde ocular dos estudantes itajaienses. A instituição assinou um termo de colaboração com o Município que prevê a doação de dez óculos de grau por mês aos alunos da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa vai beneficiar estudantes com algum tipo de deficiência visual ou que não têm condições de adquirir os óculos, melhorando seu desempenho em sala de aula.


“Essa parceria é de extrema importância, porque a deficiência visual incide sobre inúmeras crianças em nosso Município e interfere, diretamente, na capacidade cognitiva e pedagógica delas. O acesso a este material é fundamental para a saúde, o bem-estar, a alfabetização e a educação, como um todo, dos nossos estudantes”, afirma a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.

O aluno que apresentar algum tipo de deficiência visual será encaminhado à unidade básica de saúde mais próxima para agendamento de consulta com médico oftalmologista. Caso tenha necessidade do uso de óculos de grau, a unidade escolar do aluno fará a solicitação ao Departamento de Assistência ao Educando (DAE), que entrará em contato com o Lions para produção do óculos adequado. A entidade será responsável pela doação da armação e das lentes de grau.

A presidente do Lions Clube Itajaí Praia, Blaíra Pedroso, destaca a importância desta ação para atender crianças que necessitam de óculos e os pais que não têm condições de arcar com os custos. “Muitas vezes na sala multifuncional, recebemos encaminhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem, mas que na verdade só possuem dificuldades para copiar o material do quadro, por exemplo, por problemas de visão”, ressalta Blaíra, que também é educadora especial na rede municipal de ensino.

A assinatura do termo de cooperação ocorre no Dia Mundial da Visão (14 de outubro). Nesta quinta, o Lions Clube Itajaí Praia também realizou blitze educativas para conscientização e detecção de problemas de visão. A ação no centro de Itajaí foi realizada juntamente com duas óticas parceiras do Lions, que serão as responsáveis pelas doações dos óculos aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Luciana Leão




Notícias Há 1 mês