arraste para o lado para ver mais fotos
Secretaria de Saúde de Itajaí atende recomendação do Estado e atualiza protocolo de testagem para co

Secretaria de Saúde de Itajaí atende recomendação do Estado e atualiza protocolo de testagem para coronavírus

Testes serão limitados em função da alta demanda e risco de falta de insumos em todo país

Para atender à recomendação da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Santa Catarina (ofício circular 005/2022), a Secretaria de Saúde de Itajaí atualizou, nesta terça-feira (18), o protocolo de testagem para coronavírus do município. A medida limita o uso de testes devido ao alerta estadual sobre o risco de falta de insumos em decorrência da alta demanda por exames laboratoriais de diagnóstico da Covid-19 em todo país e vai durar enquanto o documento do Estado estiver vigente.

Nas últimas semanas, houve um significativo aumento da realização de testes em Itajaí. O Município tem realizado, em média, 1 mil testes por dia para diagnóstico da Covid-19. Ao todo, desde o início da pandemia, a cidade já realizou quase 300 mil exames nas redes pública e privada. Para garantir o melhor aproveitamento dos testes, o uso será indicado após criteriosa avaliação e prescrição médica.

De acordo com o novo protocolo da Vigilância Epidemiológica, os testes antígenos devem ser priorizados em: pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que necessitem de hospitalização; triagem de pacientes que necessitem de hospitalização por outros motivos; pacientes sintomáticos do grupo de risco (gestantes, puérperas, idosos e portadores de comorbidades com risco de agravamento); trabalhadores da área da saúde com sintomas respiratórios; e profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais e presenciais.

O protocolo recomenda que os profissionais evitem fazer a testagem nas seguintes situações: em indivíduos assintomáticos (inclusive contatos); como requisito para sair do isolamento; e como pré-requisito para participação em eventos ou entrada em estabelecimentos que exijam. Os demais pacientes sintomáticos ou contatos de pacientes positivos deverão passar por atendimento médico e serão testados após avaliação criteriosa e de extrema necessidade. O isolamento, o tratamento de sintomas e o acompanhamento dos casos estão mantidos.

“Após alerta do Governo do Estado, adotamos algumas medidas para otimizar o uso dos testes antígenos disponíveis até que a situação seja normalizada no país. Atualmente, nosso estoque de testes está garantido e ainda mantemos um convênio com laboratórios privados para realização do exame na população que necessita”, informa o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto




Notícias 18/01