O Município de Itajaí recebeu uma unidade do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD). A inauguração foi na sexta-feira (13). A sede funcionará como centro de pesquisa e prevenção. Quando houver eventos temporais extraordinários, o centro dará suporte aos órgãos da Defesa Civil da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).
As estruturas foram construídas com nove módulos de ferro galvanizado, totalizando 160 metros quadrados, próximo à Câmara Municipal de Vereadores, no bairro Ressacada. O local é autossuficiente e capaz permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade.
José do Carmo Dias de Oliveira, coordenador da Defesa Civil de Itajaí, explica o serviço que será feito pelo CIGERD. “No tempo de anormalidade, o Centro estará alinhado com a Defesa Civil do Estado para dar suporte aos municípios que não possuem todos os recursos necessários”, afirma.
O objetivo dos Centros regionais é integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios. A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. Todos serão interligados com a base em Florianópolis.
A sede regional irá abranger além de Itajaí as outras dez cidades: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:
Notícias 17/04