arraste para o lado para ver mais fotos
Barcos da Volvo Ocean Race são testados após reparos em Itajaí

Equipes fazem últimos ajustes antes da largada no domingo (22) para a oitava etapa da Volvo Ocean Race

A tarde desta terça-feira (17) foi de testes para cinco equipes que disputam a Volvo Ocean Race. Depois de enfrentar a etapa mais difícil de sua história, os barcos passaram por um verdadeiro check-up antes de voltar para a água. A maioria dos velejadores aproveitou o intervalo de mais de uma semana para descansar.

''É a primeira vez que o barco volta para a água depois de passar por uma semana de manutenção, quando é retirado o mastro, a quilha e depois tudo colocado no lugar novamente. Daí a gente faz um teste na água para ver se está tudo certinho'', disse a holandesa Carolijn Brouwer, do Dongfeng Race Team.

''Temos muita confiança na nossa equipe de terra, mas isso é fundamental, pois são os velejadores que realmente vão usar o barco. Também usamos esse dia para testarmos as velas que são trocadas para a próxima etapa'', concluiu a velejadora.

A brasileira Martine Grael voltou de Niterói (RJ) após curtir um justo descanso com a família e amigos. A atleta, campeã olímpica na Rio 2016, integra a equipe AkzoNobel na regata Volvo Ocean Race.

Também campeão olímpico, o espanhol Xabi Fernández fez questão de se reunir com toda sua equipe apara traçar os planos para a semana que incluem treinos, a regata In-Port Race na sexta-feira (20) e a largada para Newport (Estados Unidos) no domingo (22).

''Finalmente temos o barco de volta à água depois de um ótimo trabalho da nossa equipe de terra aqui em Itajaí. Navegamos para simplesmente verificar se tudo funcionava corretamente. O barco foi montado e desmontado. Já na quarta-feira (18) vamos nos concentrar para a disputa da regata treino'', disse o campeão olímpico espanhol Xabi Fernández, comandante do Mapfre. ''Esperamos que haja um grande público. É bom ver a vila tão cheia todos os dias''.

Vestas ainda em terra

Nesta terça-feira (17), o Vestas 11th Hour Racing ficou sob revisão no estaleiro. O barco perdeu o mastro na sétima etapa e agora os profissionais correm contra o tempo para deixar tudo pronto antes da largada para Newport.


''Como é um mastro com cabos que nunca foram ajustados, é preciso fazer bem ajustado, passo a passo. Sempre têm muitos detalhes, como é um material novo precisamos ter cuidado. Os cabos são como espaguetes finos de carbono e não podem estar retorcidos. Tem que prestar atenção se estão perfeitamente retos antes de aplicar tensão'', explicou o chefe de engenharia da Volvo Ocean Race, Álvaro de Haro.

O SHK / Scallywag deve chegar na quinta-feira (19) em Itajaí. O barco estava no Chile após o acidente com o britânico John Fisher, que caiu no mar e não foi localizado.

Os velejadores do Scallywag também já estão na cidade para a próxima etapa. Ainda não está definido se participam ou não da In-Port Race, marcada para sexta-feira (20), a partir de 14h.

''Obviamente vamos fazer toda a manutenção e verificação do barco. Esperamos que esteja bem como aparentemente está para no domingo estarmos prontos para a largada'', disse o português António Fontes, integrante do Scallywag.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Pedro Martinez/ Volvo Ocean Race




Eventos 17/04