arraste para o lado para ver mais fotos
Município de Itajaí realiza ações de combate à dengue no Limoeiro

Gerência de Controle de Zoonoses tem reforçado a conscientização dos moradores desta região

O Município de Itajaí, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses, realizou nesta semana uma série de ações de combate à dengue e para sensibilização da população do bairro Limoeiro. A mobilização no local faz parte das estratégias de controle da doença e foi organizada em função do registro de casos e mortes por dengue em Brusque, município vizinho a Itajaí. Entre as ações está o reforço na notificação de casos suspeitos e a conscientização de estudantes sobre o tema.


A notificação de casos suspeitos de dengue e a realização do exame de diagnóstico são fundamentais para a realização de estratégias de controle. Por isso, a Secretaria de Saúde de Itajaí reforçou as orientações às equipes de saúde das unidades do interior. Além disso, para facilitar o atendimento aos moradores e evitar o deslocamento até o Laboratório Municipal, foi implantado temporariamente um novo local para a coleta de amostra para o exame de dengue junto ao Centro Administrativo do Arraial dos Cunhas.

A partir de agora, pessoas com suspeita de dengue atendidas nas unidades de saúde da Itaipava, São Pedro, Parque do Agricultor, Brilhante e Limoeiro poderão realizar a coleta de sangue no Centro Administrativo. O horário de atendimento é das 7h às 12h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira. O encaminhamento ao local, caso necessário, é dado pela unidade de referência do paciente, que também fornece as orientações para a coleta.

Conscientização com estudantes

Além das mudanças para coleta de amostras, na quinta-feira (28), a Unidade de Saúde do Limoeiro realizou uma ação de conscientização contra a dengue em parceria com a Escola Básica Carlos Fantini. Na ocasião, agentes comunitários de saúde e professoras andaram ao redor da unidade educacional para orientar a população sobre os cuidados necessários.


“Brusque é a cidade com mais casos positivos na região e, por ser vizinha de Itajaí, existe uma preocupação com os casos importados. O município realiza ações para conter o avanço da doença, mas a participação do cidadão é importante neste momento. Atitudes simples fazem a diferença”, ressalta Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue.

O Município planeja mais ações para a região do Limoeiro, que já registrou cinco casos de dengue neste ano. Entre elas a realização de um mutirão de limpeza.

Confira como ajudar a acabar com focos de dengue:

• Evitar usar pratos nos vasos de plantas. Se utilizar, colocar areia até a borda;

• Guardar garrafas com o gargalo virado para baixo;
• Tampar lixeiras;
• Vedar depósitos que guardam água;
• Manter ralos fechados e desentupidos;
• Lavar com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
• Retirar a água acumulada em lajes;
• Não jogar lixo em terrenos baldios. 

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:




Notícias 29/04