arraste para o lado para ver mais fotos
Conservatório de Música recebe Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural

Case foi apresentado em Fórum nesta sexta-feira (13)

O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues conquistou o Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural, na categoria Municípios: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a formação na área da cultura. A premiação foi entregue nesta sexta-feira (13) e o case itajaiense foi compartilhado durante a décima edição do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, em Ibirama (SC).


O Conservatório de Itajaí completa, no dia 21 de junho deste ano, 15 anos de ensino profissional em música. Ele foi instituído (Lei Municipal nº 4.829 de 20/06/2007) para capacitar e formar profissionais na área da música. Trata-se de uma escola pública de formação profissional que oferta de forma gratuita, por meio de bolsas de estudos, cursos com duração de três anos em várias opções de instrumentos.

Durante a socialização do projeto premiado, o superintendente administrativo das Fundações, Normélio Weber, ressaltou a importância do Conservatório de Itajaí para Santa Catarina: “O nosso Conservatório é fruto do Festival de Música, resultado de um movimento efervescente da música na nossa cidade, que hoje tem uma capilaridade enorme, já atendeu alunos de 24 diferentes municípios”, afirmou. 

O diretor do Conservatório de Música, Eliezer Patissi, falou sobre o projeto e deu seu relato enquanto músico e egresso da escola: “O Conservatório é um projeto que se confunde com a minha própria história, assim como a de outros músicos e musicistas, professores e equipe que por lá passaram ou ainda estão conosco. Este prêmio reconhece um trabalho coletivo de excelência, que já formou 800 alunos no curso regular e mais de 3 mil pessoas participaram de atividades de extensão para a comunidade”, pontuou.

Colegiado de Cultura da Amfri é premiado

O Colegiado de Cultura da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), o qual Itajaí integra, venceu o prêmio na categoria Associações: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a integração dos municípios filiados à associação em torno de uma ação de promoção da cultura.


A entidade desenvolveu, por meio da estrutura do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM-AMFRI), o “Programa de Gestão Associada de Serviços Públicos na Área da Cultura na Região da AMFRI”, que busca promover ações relacionadas ao fomento e desenvolvimento da cultura, com atividades de orientação aos gestores, medidas de integração e otimização das potencialidades na região, integração e cooperação entre órgãos e entidades do setor. Iniciado em 2020, o programa tem ações previstas pelo menos até dezembro de 2023.

10º Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

O 10º Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura reuniu mais de 200 participantes, em Ibirama. A iniciativa oportunizou o debate das políticas públicas do setor cultural e o diálogo entre a Secretaria Especial de Cultura, o Governo do Estado e as prefeituras para fortalecer as ações de programas já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias.


O encontro é da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), por meio do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura (CONGESC). A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Ibirama e a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI).

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:




Notícias 13/05