Além de alterar os dados cadastrais, os usuários podem emitir o documento
O Município de Itajaí e Secretaria Municipal da Saúde reforçam a importância da atualização do documento pessoal de identificação do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS), o Cartão Nacional de Saúde (CNS). Para atualizar ou alterar dados cadastrais, basta comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima com documento de identificação e comprovante de residência.
As unidades de saúde do município realizam a atualização dos dados cadastrais e a emissão do cartão SUS, que reúne informações pessoais e sobre os procedimentos clínicos já realizados pelo paciente. A apresentação do documento é exigida nas internações hospitalares, consultas especializadas e nos atendimentos de urgência e emergência.
O cartão do SUS ou CNS contém todas as informações dos pacientes da rede pública de saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão. Mesmo que mude de cidade ou Estado, pelo número do cartão é possível verificar todos os registros anteriores do usuário. O CNS tem validade nacional e facilita os atendimentos no SUS.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:
Notícias 19/05