Grupos de teatro de Brasília e de Campinas apresentam-se nesta quinta-feira (28) no Festival Toni Cunha
Programação da 7ª edição do evento segue até final do mês
A programação do 7º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha de quinta-feira (28) começa no “Café Criativo” com o grupo Dimenti Produções Culturais (BA), às 10h, na Itajaí Criativa. Às 14h30, ocorre mais um encontro do “Clube de Leitura”, na Casa da Cultura Dide Brandão. À noite, às 20h, será apresentado o espetáculo “Depois do Silêncio”, da Buriti Produções Artísticas, de Brasília (DF), no Teatro Municipal de Itajaí, com ingresso a preço popular. Em seguida, às 22h30, tem a peça “4, 5, 4, 3... um passo por vez”, do grupo Aflorar Cultura, de Campinas (SP), na Itajaí Criativa, com entrada franca.
O espetáculo “Depois do Silêncio” é baseado em fatos reais da vida da menina Helen Keller (1880-1968), que perde a sua visão e audição com poucos anos de idade e vive em um mundo totalmente apartado até a chegada da professora Anne Sullivan. A partir do encontro, Anne começa a árdua tarefa de ensinar libras tátil e fazer com que Helen aprenda a se comunicar com o mundo exterior. A montagem conta com três atrizes/dançarinas em cena. Camila Guerra e Naira Carneiro interpretam Anne Sullivan e Helen Keller, respectivamente, e Renata Rezende (atriz surda) traz ao palco um contexto atual e autobiográfico, que cria um contundente diálogo paralelo entre as personagens de 1890 e os dias de hoje.
A montagem do grupo de Brasília é bilíngüe, encenada em português e em libras pelas próprias atrizes, com classificação livre. Somado a isto, haverá uma intérprete de libras que dará o suporte na tradução de todo o espetáculo para espectadores surdos. As entradas podem ser adquiridas pelo site Ingresso Nacional (www.ingressonacional.com.br) e na bilheteria do teatro. O valor é R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada para os casos previstos por lei ou mediante a doação de 1kg de alimento ou um pacote de absorvente).
Já na peça “4, 5, 4, 3... um passo por vez”, no abismo de experimentar o fazer on-line, Cynthia Margareth se desmonta em camadas, dando a ver a origem de seus procedimentos como produtora. Enquanto se desnuda, revela que seu ofício está profundamente ancorado na menina que foi, na mãe que é, na mulher que se lança. Seu fazer se baseia na sua capacidade de articulação de pessoas, ideias, sonhos e experiências vividas, que se transformam em saber, método e ação. Mas, também (e muito) na crença de que a vida deve ser celebrada e vivida a cada conquista, a cada aniversário, a cada engano, na intensidade e na confiança da queda. A classificação indicativa é de 14 anos e a entrada gratuita.
Confira a programação do 7º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha de quinta-feira (28):
10h – Café Criativo - Dimenti Produções Culturais (Salvador/BA) - Itajaí Criativa/Residência Artística - gratuito
14h30 – Clube de Leitura com a Editora Javali (Belo Horizonte/MG) - Casa da Cultura Dide Brandão - gratuito
20h – Espetáculo Depois do Silêncio - Os Buriti Produções Artísticas (Brasília/DF) - Teatro Municipal de Itajaí- pago (preço popular)
22h30 – Espetáculo 4, 5, 4, 3... um passo por vez - Aflorar Cultura (Campinas/SP) - Itajaí Criativa/Residência Artística – gratuito
A programação completa do evento está disponível no blog: 7festivaltonicunha.blogspot.com.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Diego Bresani
Notícias 27/07