Estrutura recebeu cerca de 500 metros cúbicos de materiais nos oito primeiros meses do ano
O Ecoponto de Itajaí registrou novo recorde no recolhimento de resíduos no mês de agosto deste ano. A estrutura, mantida pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento em parceria com o Município de Itajaí, recebeu 474,24 metros cúbicos de resíduos nos oito primeiros meses de 2022. O montante representa 38,23% de aumento em relação a 2021. A expectativa é que o espaço mantenha o crescimento na coleta de resíduos neste ano.
Somente em agosto, o Ecoponto recebeu 56,04 metros cúbicos de resíduos recicláveis descartados pela população. Deste total, a maior parte foi papel (20,16 m³), plástico (20,16 m³) e vidro (13,32 m³). Além disso, o espaço também registrou aumento de 16% no descarte de eletroeletrônicos em 2022 em relação ao ano passado. Foram recolhidas quatro toneladas nos oito meses do ano, enquanto em 2021 esse número foi de 3,4 toneladas.
A entrega voluntária de lâmpadas fluorescentes também cresceu: foram coletadas 2.601 unidades neste ano contra 1.588 em 2021. As tampinhas de plástico são outro tipo de resíduo que contabilizou acréscimo nos descartes no Ecoponto neste ano. Ao todo, já foram entregues 220 quilos de tampinhas em 2022. No ano anterior, o total foi de 174,37 quilos.
Como funciona o Ecoponto
Iniciativa do programa Recicla Itajaí, o Ecoponto da cidade funciona 24 horas, todos os dias da semana. O espaço fica localizado em frente ao Centreventos, na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio. O atendimento presencial para descarte de alguns resíduos ocorre de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.
O espaço recebe vidros, plásticos, metais, papéis, óleo de cozinha usado de residências, pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, esponjas de cozinha usadas, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros), pilhas e baterias, além de tampinhas de plástico.
Os materiais descartados no local são destinados para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz), a Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale), a empresa AmbyService (descontaminação de pilhas e lâmpadas) e a ONG Amor Animal (tampinhas). A parceria se reverte na geração de renda para famílias de Itajaí e benefícios ao meio ambiente.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:
Notícias 19/09