Estruturas do Centreventos e da Praça Nossa Senhora das Graças são referência em reciclagem de lixo e educação ambiental na cidade
A população de Itajaí descartou 271,32 m³ de resíduos recicláveis nos Ecopontos da cidade nos três primeiros meses de 2023. Plástico (103,44 m³) e papel (96,48 m³) foram os principais tipos de materiais recolhidos nas estruturas do Centreventos e da Praça Nossa Senhora das Graças. Somente em março, os locais receberam 76,44 m³ de resíduos. Os Ecopontos são mantidos pela empresa Ambiental, por meio do programa Recicla Itajaí, em parceria com o Município.
O Ecoponto do Centreventos segue como principal ponto de descarte de recicláveis no Município de Itajaí, com 207,63 m³ de resíduos recolhidos neste ano. No mês de março, a estrutura recebeu 45,84 m³ de recicláveis, além de 17,6 quilos de pilhas e baterias, 238 unidades de lâmpadas fluorescentes, 610,18 quilos de eletroeletrônicos e 51,67 quilos de tampinhas plásticas.
Já na estrutura do bairro Nossa Senhora das Graças, que foi inaugurada em janeiro, os moradores descartaram o total de 63,96 m³ de materiais nos primeiros três meses de 2023. O local ainda registrou, em março, um aumento de 7% na coleta de recicláveis na comparação com fevereiro, o que demonstra que a estrutura amplia gradativamente sua adesão na comunidade. Ao todo, foram 30,6 m³ de materiais coletados no mês passado.
Além disso, o novo espaço recebeu 4,2 quilos de pilhas e baterias, 92,8 quilos de eletroeletrônicos e 7,4 quilos de tampinhas plásticas, entre outros resíduos.
“Os Ecopontos da cidade são estratégias de sucesso do programa Recicla Itajaí. Percebemos isso pela grande adesão da população aos espaços, que novamente registraram dados positivos e são considerados importantes estruturas de educação ambiental e incentivo à reciclagem do lixo. A expectativa é que esse crescimento continue nos próximos meses”, destaca a coordenadora do programa Recicla Itajaí, Rafaela Schütz.
Confira como funcionam os Ecopontos de Itajaí
A estrutura localizada em frente ao Centreventos, na avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio), funciona 24 horas, todos os dias da semana. O atendimento presencial para descarte de alguns resíduos ocorre de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.
Já o Ecoponto instalado na Praça do bairro Nossa Senhora das Graças atende à comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h e das 14h às 17h20. A estrutura fica na entrada do bairro.
Ambos os espaços recebem vidros, plásticos, metais, papéis, óleo de cozinha usado de residências, pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, esponjas de cozinha usadas, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros), pilhas e baterias, além de tampinhas de plástico.
Os materiais descartados nos Ecopontos de Itajaí são destinados às cooperativas de reciclagem e ONGs. Com isso, geram emprego e renda para diversas famílias da cidade e região.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:
Notícias 10/04