Evento que começou nesta terça (11) faz parte do 8º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina
O Município de Itajaí participa com quatro projetos da quinta edição da Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”, que integra o 8º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina. O evento iniciou nesta terça (11), nos municípios de Capivari de Baixo e Tubarão, e segue até quinta-feira (13). Destaque no evento, o aplicativo “App Controle Dengue – Tecnologia, inovação e participação social no combate à dengue em Itajaí” e o “Portal Rede de Apoio à Mulher (RAM): Tecnologia e informação como estratégia de prevenção e cuidado” concorrem a uma vaga na mostra nacional.
A 5ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS” é realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS). A mostra tem o objetivo de trazer visibilidade, dar espaço e integrar entre os municípios as ações de sucesso na saúde pública do estado. Os projetos itajaienses que se classificaram e foram selecionados para serem apresentados no congresso foram desenvolvidos através da parceria entre Secretarias Municipais de Saúde e de Tecnologia.
As ferramentas selecionadas para o congresso estão entre as 40 iniciativas estaduais apresentadas de forma oral. Além delas, o Município de Itajaí também conta com a exposição dos trabalhos em banner: “Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente” e “Protocolo de Ventilação Mecânica não Invasiva na Unidade de Pronto Atendimento em Itajaí”.
Sobre os projetos
App Controle Dengue – Este serviço é usado para auxiliar os agentes de endemias de Itajaí na coleta de informações durante o trabalho de campo para monitoramento e controle do mosquito Aedes aegypti. Anteriormente, o formulário era no papel, agora, após preencher os dados de forma digital, eles são enviados automaticamente para o sistema do Ministério da Saúde, facilitando e agilizando o trabalho.
Portal Rede de Apoio à Mulher: É um recurso desenvolvido na plataforma GeoItajaí (arcGIS), que possibilita a geolocalização dos serviços e equipamentos da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência no Município. O serviço apresenta mapas interativos com informações para compreender o que são situações de violência contra as mulheres, quais os locais e os serviços que devem ser procurados em cada situação, a exemplo de como realizar um Boletim de Ocorrência, solicitar medida protetiva, entre outras orientações. O recurso também conta com dados geoespaciais, endereços, telefones de contato e horários de funcionamento dos serviços e unidades de atendimento. O portal pode ser acessado pelo link redemulher.itajai.sc.gov.br.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:
Notícias 11/04