Intensificação das coletas encerrou neste mês com aumento de 8% nos resíduos recolhidos
Um total de 28.406,52 toneladas de resíduos comuns foram recolhidas pela Ambiental durante a intensificação da coleta de lixo nesta temporada de verão em Itajaí. O montante foi coletado entre os meses de dezembro de 2022 a março de 2023. No ano anterior, este número foi pouco mais de 26 mil toneladas, o que representa um aumento de 8%.
O mês de dezembro de 2022 registrou maior demanda: foram recolhidas 7.578,89 toneladas de resíduos sólidos comuns em Itajaí, um acréscimo de 10% em relação a 2021. Em seguida, aparece janeiro deste ano, com 7,3 mil toneladas de lixo coletadas. O aumento, segundo a Ambiental, está relacionado ao fluxo intenso de pessoas circulando na cidade e praias neste período. Neste ano, o aumento mais expressivo de resíduos ocorreu nas praias e Avenida Beira-Rio.
“A temporada de verão é um período de alta demanda pelas coletas de lixo, tanto de resíduos comuns como dos recicláveis. Por isso, anualmente, a Ambiental reforça suas equipes e o número de recolhimentos nessa época. A intenção é garantir um serviço eficiente e adequado à maior demanda, além de assegurar uma cidade sempre limpa”, destaca Rafaela Schütz, coordenadora do programa Recicla Itajaí.
Intensificação
A intensificação da coleta comum começou em dezembro de 2022 e teve como objetivo atender a maior demanda gerada pela temporada de verão. O recolhimento dos resíduos neste período ocorreu duas vezes por dia nas praias Brava e Cabeçudas, além da Avenida Beira-Rio.
Para a operação verão, a Ambiental contratou outras cinco equipes de coleta, cada uma composta por dois coletores e um motorista. Ao todo, cerca de 40 funcionários atuaram na coleta de lixo nas praias e na limpeza da orla em Itajaí na temporada 2022/2023.
Recicláveis batem recorde
Além do aumento no recolhimento de resíduos comuns, a coleta de recicláveis também apresentou um crescimento significativo. De dezembro de 2022 a março de 2023, foram coletadas 890,89 toneladas destes materiais, um acréscimo de 42% no comparativo com a temporada de 2021/2022 (626,77 toneladas). No período foram realizadas coletas diárias nas praias e Avenida Beira-Rio.
Em janeiro deste ano houve o maior recolhimento de recicláveis da temporada: ao todo, foram 250,09 toneladas coletadas em Itajaí, 66% de aumento em relação a janeiro de 2022.
“Esse aumento significativo na coleta seletiva é fruto da maior conscientização que temos promovido na comunidade por meio do programa Recicla Itajaí, além de um maior fluxo de pessoas na cidade. Nesta temporada, também reforçamos as orientações aos comércios sobre a importância da correta separação do lixo”, enfatiza Rafaela Schütz.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:
Notícias 17/04