Objetivo é estimular a leitura nos alunos da Rede Municipal
Apresentação teatral, sebo literário, contação de histórias e até uma ciranda do livro foram algumas das ações realizadas pelas unidades da Rede Municipal de Ensino nos últimos dias. O objetivo das atividades é estimular a leitura entre os estudantes.
O Centro de Educação Infantil (CEI) Vereador Elói Camilo da Costa, do bairro São Vicente, foi uma das unidades que promoveu uma ação literária com os alunos: uma apresentação teatral da releitura da obra de Chapeuzinho Vermelho. A peça foi encenada por 12 profissionais da unidade e prestigiada pelas 115 crianças que frequentam o espaço. A intenção do CEI foi levar o encantamento das artes e a fantasia do mundo literário para os pequenos, como uma forma de despertar neles, desde cedo, o gosto pela leitura e pela literatura.
O CEI Ana da Silva Fontes, do bairro Cordeiros, realizou o 1º Sebo Pegue e Pague, através de um projeto desenvolvido pela professora de Múltiplas Linguagens, Alessandra Rodrigues. O evento contou com a colaboração de familiares e funcionários da unidade, que fizeram as doações de livros. O Sebo segue na unidade até esta quarta-feira (26) e o valor arrecadado será usado pela Associação de Pais e Professores (APP) para melhorias e a montagem de dois espaços diferentes para as crianças.
“Essa ação envolveu todos os nossos 249 alunos, com o objetivo de incentivar a leitura e também estimular a honestidade, uma vez que sebo não possuía nenhum vendedor. Então, cada um foi responsável por calcular o valor do livro, fazer o pagamento e pegar o troco, se necessário”, explicou a professora Alessandra.
Já a Escola Básica Judith Duarte de Oliveira, do bairro Itaipava, promoveu a 5ª Ciranda do Livro, com troca de obras entre os alunos, além de contações de histórias, que envolveu as crianças do CEI Nilton de Andrade, que fica próximo à escola.
“A ideia da Ciranda é aproveitar um livro que já teve sua história conhecida pelos alunos e trocá-lo por outro. Dessa forma, novas histórias transitam entre as crianças e suas famílias. Essa ação, além de incentivar a leitura como fonte de conhecimento, prazer e entretenimento, ajuda os alunos a aprenderem a importância do compartilhar e do reaproveitar”, destacou a professora Patrícia Wanderlinde.
Em 2017, a 1ª Ciranda arrecadou 1.134 livros. Em 2018, foram 1.177 obras e, em 2019, outras 1.194. Na quarta edição, em 2022, foram arrecadados 1.445 livros para troca. Já neste ano, a ação arrecadou 1.500 livros.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:
Notícias 26/04