Docentes de 14 escolas vão participar de curso on-line, que integra o projeto Agente de Endemias Mirim
A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e Gerência de Controle de Zoonoses, vai capacitar professores de ciências da Rede Municipal de Ensino para o enfrentamento da dengue no município, por meio do projeto Agente de Endemias Mirim. O curso ocorrerá durante os meses de maio e junho, de forma on-line, e atenderá profissionais de 14 escolas. A ação é realizada em parceria com a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FEAPI).
O curso faz parte do projeto “Educação em Saúde Ambiental: Mobilização para o enfrentamento ao Aedes Aegypti e seus Agravos”, que, desde 2021, forma alunos das unidades escolares de Itajaí como Agentes de Endemias Mirins. Docentes de 23 escolas já receberam a capacitação e o certificado. Os professores auxiliam na formação dos estudantes, que serão responsáveis por multiplicar conhecimentos sobre os cuidados com o mosquito transmissor da doença em suas comunidades escolares.
A capacitação para os professores das escolas selecionadas começa nesta quarta-feira (03) pela plataforma Google Classroom. As aulas abordarão aspectos entomológicos, epidemiológicos e vetoriais do Aedes aegypti, com questionários de participação e material informativo disponibilizado às escolas. A capacitação ficará disponível até o dia 05 de junho.
As unidades que participarão do projeto neste ano são: Escola Básica Pedro Rizzi, Centro Educacional Cacildo Romagnani, Escola Básica Padre José de Anchieta, Escola Básica João Paulo II, Escola Básica Padre Pedro Baron, Escola Básica Prof. Maria José Hulse Peixoto, Grupo Escolar Carlos de Paula Seara, Escola Básica João Duarte, Escola Básica Prof. Judith Duarte De Oliveira, Escola Básica Prof. Inês Cristofolini de Freitas, Escola Básica Prof. Maria Rosa Heleno Schulte, Escola Básica Prof. Edy Vieira W. Rothbarth, Escola M. Rosa Negreiros Cabral e Grupo Escolar Prof. Maria Nilza Ferreira Evaristo.
Após a capacitação dos docentes, a escola inicia o trabalho com os alunos dos sextos anos para formação como Agentes de Endemias Mirins. A formatura ocorre no mês de novembro com entrega dos certificados. A iniciativa da Secretaria de Saúde de Itajaí é pioneira na região e já formou mais de 300 agentes mirins na Rede Municipal.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:
Notícias 03/05