arraste para o lado para ver mais fotos
Festival Paralímpico reúne mais de 200 atletas no fim de semana em Itajaí

Disputas ocorreram na Escola Básica Aníbal César e contaram com a participação de um recordista paralímpico

Mais de 200 paratletas participaram do Festival Paralímpico, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com a Secretaria de Educação de Itajaí. O encontro foi no sábado (20), na Escola Básica Aníbal César, e contou com a participação de Flávio Reitz, recordista brasileiro de salto em altura e participante em três Paralimpíadas.


“Estar aqui atuando como um voluntário é motivo de muito orgulho, pois acredito que é um incentivo para o nosso paradesporto. Os pais ficam felizes ao me ver por aqui e acredito que daqui uns anos veremos muitos desses alunos brilhando em campeonatos mundiais”, disse o paratleta.

Fernando Cardoso da Silva Neto tem 17 anos, estuda na Escola Básica Mansueto Très e está inserido há dois anos no paradesporto. “Antes, quando morávamos no Pará, ele não gostava de ir para a escola e nem de esportes. Aqui em Itajaí a realidade dele mudou completamente. Hoje ele compete em várias modalidades e é mais feliz”, declarou a mãe de Fernando, Jéssica Correia Cardoso.

Assim como Jéssica, muitos pais e familiares passaram a manhã de sábado na Escola Básica Aníbal César para prestigiar e torcer pelos seus paratletas, que disputaram, em formato de circuito, modalidades como o badminton, mini atletismo, bocha paralímpica, tênis de mesa adaptado e polibat.

“Esse astral é muito gostoso, porque podemos ver os pais vibrando pelas conquistas dos filhos e eles também comemoram a cada ponto ou disputa vencida. Essa é a terceira vez que Itajaí sedia o festival e o público está cada vez maior, as famílias gostam e participam em peso”, enfatizou o supervisor de esporte escolar, Cristhian da Silva.

O Festival Paralímpico foi realizado, de forma simultânea, em 119 núcleos de todo o país e envolveu mais de 16 mil participantes. Dos 119 polos sede do evento, Itajaí é o 12º município com o maior número de alunos envolvidos. “Proporcionar às pessoas com deficiência a oportunidade de vivenciar as modalidades paralímpicas, além de difundir o movimento paralímpico, não tem preço. É um momento muito especial, porque muitas vezes os alunos se sentem incapazes ou excluídos e aqui está a prova de que eles podem qualquer coisa. Não há limites para eles”, destacou a diretora da Escola Básica João Duarte, Karla Muriel Severino de Almeida.

A próxima etapa do Festival Paralímpico está programada para o dia 23 de setembro e vai ser realizada na Escola Básica Cívico Militar Melvin Jones, no bairro Cordeiros.  

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Luciana Leão




Notícias 23/05