arraste para o lado para ver mais fotos
Feira de tecnologia traz soluções inovadoras aos municípios catarinenses

A exposição integra a 6º edição do Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Começou nesta quinta-feira (17) o 6º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes. O evento é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com o pelo Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Tecnologia. Além dos painéis e palestras, o evento conta com uma feira tecnológica na qual os expositores apresentam soluções inovadoras que são aplicadas nas repartições públicas catarinenses, entre outros estados do Brasil.


Ao todo, 15 expositores estão presentes no evento. Dentre eles, empresas de software que trabalham com sistemas direcionados para área da saúde com ferramentas que são aplicadas para a otimização de todo o atendimento médico. Além disso, a tecnologia se estende à vigilância sanitária, automatizando e facilitando diversos processos dentro da área.

Há também expositores que atuam na área de robótica educacional. Essa inovação possibilita uma educação mais criativa e inspiradora através de laboratórios makers, construções de projetos integrativos e criações de soluções inovadoras para problemas reais. O projeto busca utilizar ferramentas e equipamentos para desenvolver habilidades manuais, organizacionais e de colaboração no meio estudantil.

Além disso, foram apresentadas no congresso tecnologias que possibilitam uma gestão pública mais conectada e eficiente. Dentre elas, sistemas aplicados no planejamento, na contabilidade e fiscalização, gestão de compras e contratos, saúde e assistência social, educação e gestão escolar, atendimento e sustentabilidade, entre outros. A tecnologia traz soluções diversas para uma gestão pública mais inteligente.

Cases de sucesso, trocas de experiência e soluções inovadoras

Cerca de 800 pessoas se inscreveram para participar do 6º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes que segue com uma extensa programação até esta sexta-feira (18). As temáticas vão abordar tendências mundiais relacionadas à inteligência artificial e ainda o papel do Governo do Estado no desenvolvimento tecnológico dos Municípios, assunto apresentado na manhã desta quinta (17) pelo Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina, Diego Quintino.


No evento, além de ter acesso ao que há de mais tecnológico do universo da gestão pública, os profissionais e participantes podem trocar experiências e inovar em seus setores de acordo com as soluções apresentadas. Para o secretário de Tecnologia de Itajaí, Murilo Sodré, além de mais transparência à população, com as ferramentas tecnológicas é possível ter a otimização dos recursos públicos.

“Esse evento é muito importante para agregar conhecimento a todos os servidores. Temos em nossa Secretaria uma espécie de fábrica de softwares, onde trabalhamos constantemente buscando soluções que possam proporcionar mais facilidades à população e, consequentemente, mais qualidade de vida. Com a tecnologia, o cidadão tem nas mãos um universo de possibilidades”, ressalta Murilo Sodré. 

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto




Notícias 17/08