arraste para o lado para ver mais fotos
Itajaí divulga o 1º Boletim Epidemiológico das Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Relatório analisou dados registrados nos anos de 2011 a 2022

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, divulga o 1º Boletim Epidemiológico das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). O relatório analisa dados registrados na cidade no período de 2011 a 2022. O levantamento utiliza como indicador as mortes ocorridas pelas DCNT e traz informações sobre faixa etária, sexo, raça e cor, bem como os bairros com maior ocorrência destes óbitos.


As DCNT são doenças crônicas que se desenvolvem ao longo da vida. Elas são causadas por uma combinação de fatores de risco, incluindo os não modificáveis, como sexo, idade e herança genética, e os modificáveis, como tabagismo, alimentação não saudável, inatividade física e uso nocivo de álcool.

“No que se refere às DCNT, a Vigilância Epidemiológica de Itajaí trabalha constantemente para coletar, analisar e interpretar dados sobre Doenças e Agravos não Transmissíveis, identificando seus condicionantes sociais, econômicos e ambientais, a fim de subsidiar o planejamento, a execução e a avaliação da prevenção e do controle”, destaca a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Caroline Porcelis Vargas, responsável pela elaboração do boletim.

A coleta dos dados do boletim foi feita em agosto de 2023. Confira o informe epidemiológico completo neste link (https://saude.itajai.sc.gov.br/c/doencas-cronicas-nao-transmissiveis). 


Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:




Notícias 23/10