Secretaria Municipal de Saúde apresentou projeto de redução do plástico nas unidades
O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, participou do Congresso Internacional Sustentabilidade: A Cidade e Sociedade com um projeto de redução de plástico e descarte consciente de lâmpadas, pilhas e baterias. A iniciativa é desenvolvida nas unidades básicas de saúde da cidade e foi selecionada para apresentação no evento, que ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS), de 19 a 21 de outubro.
O projeto itajaiense implementou a troca das sacolas de plástico usadas para entrega de medicamentos nas unidades de saúde do município por sacos de papel reciclável. Além disso, foi contratada uma empresa certificada em sustentabilidade para realizar o descarte de lâmpadas, pilhas e baterias. Cada unidade passou a ser um ponto de descarte para os usuários e servidores.
“Essas ações buscam tornar Itajaí uma cidade mais consciente e responsável com o meio ambiente, além de evitar a poluição, realizar o descarte correto e estimular a reciclagem. Por meio das unidades de saúde conseguimos atingir mais pessoas e contribuir nessa conscientização”, destaca Luis Fernando Sanni, diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde e idealizador do projeto.
Sobre o evento
O Congresso Internacional Sustentabilidade possui três enfoques centrais, são eles: Recursos ambientais e sustentabilidade, Cidade sustentável para todos e Sustentabilidade e sociedade. O evento busca contribuir para a discussão sobre a gestão sustentável das cidades. Aliado a um melhor envolvimento da sociedade na política e gestão pública, no processo de ocupação do território e na mitigação do impacto gerado pela produção da cidade.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:
Notícias 25/10