Itajaí realiza nesta quarta-feira (09) a terceira edição da Conferência Nacional de Educação (Conae), que ocorre em cada município do país. Servidores da educação municipal, estadual e particular participam do evento para debater sobre assuntos contemporâneos ligados ao ensino. A conferência iniciou às 8h e segue até o período da tarde no anfiteatro Adelaide Konder, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
O objetivo do encontro é promover as deliberações focadas em oito eixos de discussão propostos pela Conae: a instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; gestão democrática: participação popular e controle social; democratização da Educação: acesso, permanência e gestão.
Também estará em discussão a Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.
A secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso, destaca a importância do evento. “Realizar a terceira edição do Conae é uma das principais conquistas para a educação do nosso país”, afirma. Em outros pronunciamentos de autoridades, a educação recebeu destaque como sendo uma ferramenta essencial e única para o futuro dos jovens. Por meio da educação é desenvolvida a capacidade de conhecimento e com isso a possibilidade de sonhar e realizar metas.
As propostas discutidas na etapa municipal serão levadas para o encontro estadual, que será realizado nos dias 23 e 24 de julho em Florianópolis. O Conae nacional será realizado em novembro em Brasília.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:
Notícias 09/05