População de Itajaí e Navegantes devem evitar desperdício devido às dificuldades no sistema de tratamento
O Semasa mantém, nesta sexta-feira (17), o alerta para que a população de Itajaí e Navegantes economize água nas próximas horas e evite o desperdício em ações que possam ser adiadas. Às 18h, o nível de reserva de água tratada é considerado crítico, com apenas 10% da capacidade no maior conjunto de reservatórios, localizado no bairro São Roque. Arapongas tem apenas 22% da capacidade, Morro da Cruz está zerado e em Cabeçudas tem 26% de água.
Essa situação ocorre, porque o sistema opera com dificuldades desde a madrugada por causa da alta turbidez do Rio Itajaí-Mirim, onde é captada a água para as estações de tratamento. Pode-se considerar que a água bruta é lama, de difícil tratamento para o consumo. Em nível normal, a turbidez deve estar em 100 NTUS (Unidades de Turbidez), sendo que chegou a 4 mil NTUS no início da manhã e baixou para 1800 NTUS no final da tarde.
Na barragem de contenção da cunha salina, os trabalhos prosseguem na desobstrução dos entulhos que chegam com a forte vazão do Rio Itajaí-Mirim, com auxílio de dois guindastes. Equipes também monitoram o conjunto de moto bombas do sistema de captação de água. Os serviços evitam danos nas estruturas.
O Semasa mantém o plantão 24 horas da equipe de atendimento para situações emergenciais pelos telefones (47) 3344-9000 (whatsapp e fixo), 0800 645 0195 e 115.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:
Notícias 17/11