arraste para o lado para ver mais fotos
Vacina contra a Covid-19 passa a integrar o Calendário Nacional de Imunização

Crianças de seis meses a menores de cinco anos devem realizar o esquema básico com três doses

A vacina contra a Covid-19 passou a integrar o Calendário Nacional de Imunização em 2024 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Em Itajaí, esta faixa etária pode iniciar ou dar continuidade ao esquema vacinal contra a doença nas unidades básicas de saúde, de acordo com a disponibilidade de doses e horário de atendimento. É necessário apresentar a carteira de vacina e um documento de identificação da criança.


O objetivo principal da vacinação em crianças menores de cinco anos é reduzir os casos graves e óbitos pela Covid-19, que têm aumentado nos últimos anos. Com a inclusão desta vacina no calendário nacional, os municípios têm como meta atingir 90% de cobertura. A criança deve fazer um total de três doses, conforme os intervalos recomendados.

Já para as crianças de 5 a 11 anos, o Ministério da Saúde manteve o esquema vacinal que vinha sendo seguido, com duas doses e um reforço. Não é necessário fazer outras doses após completar esse esquema. Para esta faixa etária, a vacinação contra o coronavírus não integra o calendário nacional.

Grupos prioritários

Além das mudanças na imunização contra a Covid-19 para crianças, foram implementadas alterações na vacinação dos grupos prioritários. Para este público, a partir de 12 anos, é recomendado realizar a vacina bivalente em 2024, independente das doses feitas anteriormente. O imunizante deve ser aplicado com intervalo de seis meses após a última dose recebida.


Os seguintes grupos prioritários devem fazer a vacina bivalente contra Covid-19 de forma anual: indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos), adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Já para as pessoas acima de 60 anos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas a dose bivalente é recomendada a cada 06 meses. As crianças que integram algum grupo prioritário devem realizar a vacina recomendada para a idade com esquema diferenciado (três doses e reforço).

Público em geral

Em 2024, a vacina contra Covid-19 deixou de ser recomendada rotineiramente para pessoas saudáveis a partir de 12 anos, que não estejam incluídas em algum grupo prioritário. Aqueles que se enquadram nestes critérios ainda podem iniciar e/ou completar o esquema primário de vacinação indicado para sua idade, mas não há necessidade de tomar doses de reforço ou a vacina bivalente.


O esquema básico para adultos saudáveis acima de 18 anos é composto por duas doses da vacina contra a Covid-19 com intervalo mínimo de quatro semanas entre elas.

A vacinação contra o coronavírus é aplicada em todas as unidades básicas de saúde de Itajaí, de acordo com o horário de atendimento de cada uma e disponibilidade de doses. Dúvidas sobre a vacinação podem ser esclarecidas na unidade de saúde mais próxima.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:

 




Notícias 23/01