Moradores de partes baixas e áreas ribeirinhas do Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu devem ficar atentos à elevação dos rios
Com a elevação do nível dos rios Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu em Brusque e Blumenau, a Defesa Civil de Itajaí está em alerta para o risco de alagamentos na tarde e noite deste domingo (19). Moradores de áreas ribeirinhas nos bairros Limoeiro, Itaipava, Colônia Japonesa, Cidade Nova e parte baixa do Cordeiros/Murta devem ficar atentos para se manter em segurança e proteger seu patrimônio.
Na manhã deste domingo, o Rio Itajaí-Mirim começou a baixar e está em 7,20 metros em Brusque. Já o Rio Itajaí-Açu alcançou a marca de 8,55 metros em Blumenau às 9h e ainda está em elevação. Com isso, os níveis dos rios da cidade já começaram a subir gradualmente. No momento, todos os pontos monitorados pela Defesa Civil ainda estão na calha. Dos 10 locais acompanhados, dois estão em emergência, dois em situação de alerta, dois em atenção e quatro em monitoramento.
A Defesa Civil do Município monitora a situação e está de prontidão para atender a comunidade. Além dos alagamentos, os moradores devem ficar atentos a possíveis movimentos de terra ou rochas nas áreas de encosta da cidade devido ao solo estar encharcado.
Nas últimas 24 horas choveu cerca de 70 milímetros em Itajaí. A previsão é de que nas próximas horas segue a condição de chuva fraca com a tendência de melhora no tempo com o afastamento das áreas de instabilidade. Até as 9h deste domingo, o órgão de proteção do Município não registrou ocorrências relacionadas às chuvas.
Em caso de emergências, é possível acionar auxílio pelos telefones 199 ou 193. Atualizações sobre níveis dos rios, chuvas, marés e alertas estão disponíveis em defesacivil.itajai.sc.gov.br.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:
Notícias 19/05