arraste para o lado para ver mais fotos
Itajaí é a segunda cidade entre 100 mil

Itajaí é a segunda cidade entre 100 mil e 500 mil habitantes que mais contratou e menos demitiu em 2024

No acumulado de 2024, Itajaí (SC) conquistou o 2º lugar entre os municípios de médio porte com o maior saldo positivo de contratações e menor índice de demissões no regime CLT. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), ajustados pela Chawork com base na taxa proporcional de 100 mil habitantes.

Localizada no litoral de Santa Catarina, a cidade apresentou um saldo – indicador que mede a diferença entre admissões e demissões – de 9.520 novos empregos gerados e ainda ativos só no acumulado de 2024.

O estudo das cidades com maior geração de oportunidades de trabalho foi realizado pela Chawork, empresa especialista em recrutamento e seleção, que utilizou uma metodologia que ajusta os dados do CAGED para criar um ranking justo, permitindo a comparação proporcional entre cidades de diferentes portes.

Com uma população de 264.054 habitantes, Itajaí também oferece uma média salarial de 2,9 salários mínimos, conforme dados do último Censo do IBGE, destacando-se pela competitividade de suas oportunidades de emprego e pela qualidade das vagas disponíveis.

Confira os números das cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes que mais contrataram e menos demitiram em 2024 até o momento

Metodologia do estudo
O CAGED, atualizado mensalmente, coleta informações sobre contratações e demissões em empresas que operam sob o regime CLT em todo o Brasil, e o estudo desenvolvido pela Chawork considerou o saldo de empregos, que representa a diferença entre admissões e desligamentos.

Para permitir uma análise equitativa, levando em conta todos os 5.571 municípios do país, a equipe Chawork normalizou a variável pela taxa de 100 mil habitantes, permitindo que cada localidade presente no ranking pudesse ser analisada em pé de igualdade, com resultados proporcionais à população de cada cidade.

Além disso, foram coletados dados do último Censo Populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quanto à média salarial das localidades listadas, para oferecer um panorama completo das oportunidades de emprego nessas regiões.




Notícias 30/10