arraste para o lado para ver mais fotos
Professor da Univali participa de Congresso Internacional de

Professor da Univali participa de Congresso Internacional de Educação Ambiental
Evento reúne representantes de países de língua portuguesa em Manaus

 

O professor da Escola Politécnica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), José Matarezi, vai contribuir com o 8º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa. O evento visa fortalecer a educação ambiental, por meio do incentivo ao diálogo e a cooperação, entre os países e comunidades que falam o português. O encontro vai ocorrer, de 21 a 25 de julho, em Manaus.

 

O evento é realizado pela Rede Lusófona de Educação Ambiental (RedeLuso) e ocorre sob o mote “Educação Ambiental e Ação Local: Respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”. O encontro também integra a agenda da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).

 

Na ocasião, o professor da Univali será um dos coordenadores da Comissão Cultural e da Feira de Meio Ambiente do Congresso. Além disso, será conselheiro do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA, na atividade integrada “Círculo de Diálogos: O financiamento da Educação Ambiental nas comunidades e países de língua portuguesa (CPLP) - desafios e oportunidades na agenda do clima e da biodiversidade”. O encontro é exclusivo para representantes dos fundos financiadores internacionais (públicos e privados) e das organizações que recebem os financiamentos. Serão realizados três painéis de apresentações dos fundos, todos com mediação dos Conselheiros do FunBEA.

 

Saiba mais

 

O Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa é considerado o maior encontro de educação ambiental dos países e comunidades de língua portuguesa e vai reunir representantes de governos, universidades, comunidades tradicionais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Nesta edição, 1,6 mil participantes, de dez países, devem prestigiar as atividades.

 

Na programação estão previstas conferências internacionais, painéis temáticos, apresentações científicas, mesas-redondas, minicursos, oficinas, atividade cultural e gastronômica. Visitas técnicas e imersões em comunidades tradicionais da Amazônia, lançamento de livros e materiais didáticos, são mais atividades.

 

Um dos destaques do Congresso será a conferência de abertura, dia 22 de julho, conduzida pela Ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva. Na ocasião, estarão em pauta os temas justiça ambiental, democracia e a construção de um bem viver possível diante da crise climática.

 

Mais informações: com o professor José Matarezi - jmatarezi@univali.br

 

-----

Atenciosamente,

Carina Carboni Sant’Ana

Gerência de Marketing e Comunicação

(47) 3341-7889




Notícias 16/07