Professor da Univali participa de Congresso
Internacional de Educação Ambiental
Evento reúne representantes de
países de língua portuguesa em Manaus
O professor da Escola Politécnica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), José Matarezi, vai contribuir com o 8º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa. O evento visa fortalecer a educação ambiental, por meio do incentivo ao diálogo e a cooperação, entre os países e comunidades que falam o português. O encontro vai ocorrer, de 21 a 25 de julho, em Manaus.
O evento é realizado pela Rede Lusófona de Educação Ambiental (RedeLuso) e ocorre sob o mote “Educação Ambiental e Ação Local: Respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”. O encontro também integra a agenda da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).
Na ocasião, o professor da Univali será um dos coordenadores da Comissão Cultural e da Feira de Meio Ambiente do Congresso. Além disso, será conselheiro do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA, na atividade integrada “Círculo de Diálogos: O financiamento da Educação Ambiental nas comunidades e países de língua portuguesa (CPLP) - desafios e oportunidades na agenda do clima e da biodiversidade”. O encontro é exclusivo para representantes dos fundos financiadores internacionais (públicos e privados) e das organizações que recebem os financiamentos. Serão realizados três painéis de apresentações dos fundos, todos com mediação dos Conselheiros do FunBEA.
Saiba mais
O Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa é considerado o maior encontro de educação ambiental dos países e comunidades de língua portuguesa e vai reunir representantes de governos, universidades, comunidades tradicionais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Nesta edição, 1,6 mil participantes, de dez países, devem prestigiar as atividades.
Na programação estão previstas conferências internacionais, painéis temáticos, apresentações científicas, mesas-redondas, minicursos, oficinas, atividade cultural e gastronômica. Visitas técnicas e imersões em comunidades tradicionais da Amazônia, lançamento de livros e materiais didáticos, são mais atividades.
Um dos destaques do Congresso será a conferência de abertura, dia 22 de julho, conduzida pela Ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva. Na ocasião, estarão em pauta os temas justiça ambiental, democracia e a construção de um bem viver possível diante da crise climática.
Mais informações: com o professor José Matarezi - jmatarezi@univali.br
-----
Atenciosamente,
Carina Carboni Sant’Ana
Gerência de Marketing e Comunicação
(47) 3341-7889
Notícias 16/07